→ 16/01/2009 @17:06

O Windows 7 parece bom, portanto deve ser

Mais fogo de Vista

Parece – e este «parece» é muito importante nesta pequena história – que o sucessor desse colossal sucesso tecnológico chamado Vista, o Windows 7, agora já em fase beta e pronto a rebentar no mercado (em todos os sentidos), tem recebido críticas muito positivas.
Scott Merrill, do CrunchGear, escreve um post onde resume o caso assim: «de acordo com alguns, o Windows 7 será o último prego no caixão do Linux no Desktop.» Espero que os gajos da Microsoft não usem martelos Vista para espetar o tal prego no Linux, pois podem partir os dedos da mão antes de terminar o trabalho.

Os «alguns» que Scott Merrill refere são dois: Dave Freeman, que também escreve no CrunchGear, e Nick Farrell, que publicou no Inquirer uma peça chamada Windows 7 is enough to kill Linux on the Desktop. Este ainda se encontra em fase beta, mas parece que é a maior evolução da informática desde que Bill Gates descobriu que 640K de memória afinal não eram suficientes para todos, sobretudo os que usam Windows.

Mas nós já sabemos como são estas histórias: o marketing da Microsoft vive sempre da ponte que estabelece entre duas palavras foneticamente semelhantes: mal aparece um novo Windows, há sempre alguém disposto a dizer que também parece. Porque parece muito melhor. Revolucionário. Fantástico. Vibrante. Em suma, o Windows chegará às lojas numa caixinha cheia de adjectivos com sabor a caramelo ou chocolate que se desfazem logo na boca e não matam a fome a ninguém. E desta vez até parece que é suficiente para acabar de vez com o Linux.

Nesta dança de palavras, eu proponho outras: Cresce e aparece. Caso não seja possível, então desaparece. Pelo menos foi o que se passou no meu computador: a última partição dedicada ao Vista desapareceu depois de muitos meses a querer parecer o que não é. Não se trata de mania nem presunção nem vontade de embirrar, é apenas uma questão de qualidade de vida: Windows é para a palhaçada, Linux é para trabalhar a sério e o Mac… Bem, serve para fazer serenatas à chuva.

Mas estejam atentos à onda do parece que vai ser melhor. Mal começou, mas vai intensificar-se quando centenas de blogues publicarem testes e reviews exclusivas sem questionar uma única vez os princípios de funcionamento do sistema operativo – por que razão, após tantos anos de desenvolvimento, continua a existir um registo central que pode ser facilmente corrompido e comprometer até o arranque do sistema? Por que razão impõe restrições DRM a músicas legalmente adquiridas? Por que razão os ficheiros do utilizador e do sistema não são separados de forma mais eficiente? Por que razão o avançado sistema de ficheiros NTFS continua a fragmentar tanto os dados (ao contrário do que sucede no caquéctico Linux)? Por que razão somos forçados a instalar a tralha da Microsoft que nunca queremos? Sabem, o tipo de questões que mesmo um utilizador leigo como eu tem o direito de fazer.

Mais tarde ou mais cedo, blogue após blogue, sobretudo entre blogues de informática que oferecem bifanas Windows para download e nem com muita mostarda ganham sentido crítico, mais tarde ou mais cedo os papagaios da geekosfera encarregar-se-ão de espalhar a boa nova. E tudo o que começou com um parece irá eventualmente acabar com dois gajos sentados no café a dizer: «Pá, ouvi dizer que o novo Windows tá muita bom». «Sim, também já ouvi dizer qualquer coisa».

Quando Cristo produziu o milagre da multiplicação dos pães, o que ele de facto estava a fazer era uma metáfora da blogosfera geek. Para perceberem melhor o que quero dizer com isto, basta estabelecer uma equivalência entre pães e iPhones, entre milagres e Windows de qualidade.

21 comentários

  • 1
    com GNU IceCat 3.0.5 GNU IceCat 3.0.5 em GNU/Linux GNU/Linux
    16 de Janeiro de 2009 - 17:20 | Link permamente

    Da minha parte, ajudarei antes a espalhar a palavra do software livre. É o que faz um pastor da Igreja do Emacs! :D

  • 2
    Tiago Gonçalves
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    16 de Janeiro de 2009 - 21:17 | Link permamente

    Já imaginava que não devia demorar muito um post sobre o novo windows aqui.. :wink:
    Eu até gostava de experimentar outro SO mas sinceramente da maneira que as coisas estão é quase impossível para quem não estuda informática…Ficamos tão habituados ao windows que não é fácil mudar. Mas mesmo para mim que sou um leigo na matéria, o vista estava muito mau.. :?

  • 3
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    16 de Janeiro de 2009 - 22:21 | Link permamente

    Marco,

    Tens uma carta aberta em resposta a este artigo no meu blog.

    Era para responder aqui, mas durante um bocado de tempo não me aparecia a caixa, botões, etc. dos comentários. Não sei se o problema era do teu blog ou de alguma coisa do meu lado. Pelo menos estava aqui loggado com sucesso.

    Por isso, escrevi lá.

    http://www.apeadeiro.org

    Mário Gamito

  • 4
    RMF
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
    16 de Janeiro de 2009 - 22:52 | Link permamente

    Para um artigo que tinha como intenção criticar o “ouvi dizer que…” acho que não devias ter dito certas coisas sem experimentar o 7 1º.

    O 7 é de longe o melhor windows até agora. Mas continua a ter todos os velhos problemas do windows tal como tu disseste e muito bem.

    O problema é que acertaste numas coisas mas falhaste noutras :P

    continua a existir um registo central que pode ser facilmente corrompido e comprometer até o arranque do sistema

    Bem dito

    Por que razão impõem restrições DRM sob músicas legalmente adquiridas?

    Humm?

    Por que razão os ficheiros do utilizador e do sistema não são separados de forma mais eficiente?

    Bem dito

    Por que razão o avançado sistema de ficheiros NTFS continua a fragmentar tanto os dados (ao contrário do que sucede no caquéctico Linux)?

    Bem dito

    Por que razão somos forçados a instalar a tralha da Microsoft que nunca queremos?

    A MS separou a tralha toda e meteu-a no pacote Windows Live Essentials. O windows agora só traz praticamente o IE, Wordpad, Paint, WMP e pouco mais :P

    BTW – MAC OS X FTW!

  • 5
    com Firefox 2.0.0.17 Firefox 2.0.0.17 em Mandriva 2008.1 Mandriva 2008.1
    17 de Janeiro de 2009 - 00:33 | Link permamente

    Há alguns anos atrás, era impossível prever que a Microsoft iria estar preocupada, não em criar um bom produto (leia-se sistema), mas sim em (tentar) acabar com o Linux. Sinais dos tempos…

  • 6
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
    17 de Janeiro de 2009 - 02:12 | Link permamente

    RMF, sobre o DRM talvez queiras ler este post e depois seguir os links.

    Quando a essa versão do Windows reduzida ao osso, espera até chegar a versão final e vais ver a tralha que lá te vão meter. Mas depois estarás cá para me dar (ou não) razão, não é? Assim espero!

    Gamito: mereces um melhor SO que o Vista, é só o que te digo. Quanto ao resto, respondi no teu blogue.

  • 7
    Alexandre
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    17 de Janeiro de 2009 - 02:56 | Link permamente

    Sou designer gráfico há já 10 anos – Eu trabalho a sério no Windows. (pasme-se 8O ) Usei Macs profissionalmente durante anos (qualquer versão antes do MacOS X era um terror e quem disser o contrário anda a dormir ou não trabalhou a sério com elas), todas as experiências que tive com o Linux foram frustrantes (desde 1999, com o velhinho Mandrake até há 2 meses com o Ubuntu – e não digo mal do Linux por isso, pelo contrário) e, sinceramente, nunca me dei tão bem com um computador pessoal como com o XP Pro 32-bit e com o Vista Business 64-bit (uso este último agora). Não entendo tanta animosidade contra o Windows. É certo que é necessário saber desviar-se dos aspectos negativos mais óbvios que tem.

    Considero-me um utilizador bem acima da média (os computadores são a minha vida desde o Spectrum 48K), e o Vista funciona tão bem comigo (nem uma vez me deixou pendurado) que até encolho os ombros quando me dizem que o Vista “é uma merda” – há gente que lhe bastou olhar ou ouvir falar dele para dizer que não está interessado – dá-me a sensação que, para muita gente, basta ser da Microsoft para automaticamente ser uma cagada. Enfim, extremismos.

    Reconheço que está longe de ser o OS perfeito. Há milhentas coisas que poderiam funcionar melhor e provavelmente desconheço milhares de processos e detalhes técnicos dos sistemas operativos. Mas faz aquilo que quero e preciso, rápido e sem problemas.

    Devo ser um num milhão, estou a ver. Nem antivírus uso, o que num sistema Windows é impensável para 99,9% das pessoas. (e não, não tenho spyware nem vírus, tenho muito cuidadinho e sei como evitá-los)

    Reconheço que o marketing da Microsoft te possa irritar, Marco. Mas do mesmo modo que te irrita a ti, também me enerva a mim. E o da Apple? Não te parece cretinóide também? Haja paciência para os ares de superioridade de um utilizador Apple. Tenho aturado imensos. E o departamento de marketing da Apple? Meu Deus!

    São farinha do mesmo saco, cada um a fazer pela sua vidinha (dinheiro, basicamente).

    Não se pode ser tão extremista – nem como os marketeers da Microsoft :«de acordo com alguns, o Windows 7 será o último prego no caixão do Linux no Desktop», nem como Marco Bitaites: «Windows é para a palhaçada», «Cresce e aparece. Caso não seja possível, então desaparece.». Ao escreveres um post deste calibre estás a ser como a Microsoft, mas ao contrário. :wink:

    P.S. Poderão pensar que sou um nabo da informática, mas garanto-vos que não.

  • 8
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
    17 de Janeiro de 2009 - 03:04 | Link permamente

    Discordo quanto ao extremismo, Alexandre. Seria extremista se julgasse as pessoas pelo sistema operativo que usam. Não é o caso. Deixo essa atitude para os zelotas do Linux ou os empinados do Mac.
    Mas reconheço que posso passar essa imagem, dada a minha irritação.

  • 9
    Miguel Guerreiro
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Mandriva 2009.0 Mandriva 2009.0
    17 de Janeiro de 2009 - 10:40 | Link permamente

    Vou ser muito sincero com isto, afinal para quê tanta treta e paleio estragado sobre a porra de um SO que ainda está longe de chegar as lojas e ao utilizador final?

    Deixem a Microsoft trabalhar em paz, e mais importante que isto é que os deixem fazer mais uma borrada como fazem (sempre) tão bem :twisted:

  • 10
    Alexandre
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    17 de Janeiro de 2009 - 13:36 | Link permamente

    Se a Adobe fizesse um Creative Suite para Linux, podem crer que eu estaria a fazer um esforço para migrar completamente… até porque sou um adepto do software livre.

  • 11
    a. almeida
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    17 de Janeiro de 2009 - 15:35 | Link permamente

    Creio que já disse por aqui que não uso Linux porque na altura de dar o salto as coisas correram mal. O assunto ficou em banho-maria.
    Face a isso, sou mais um entre milhões que usam o Windows. Tendo em conta a minha quase ignorância sobre o Linux enquanto utilizador, não serei eu a fazer análises e comparações.
    Agora o que me parece, de um modo muito geral, é que os fundamentalistas do Linux estão a fazer figas, a roer as unhas e a bater na madeira para que as coisas no Windows corram sempre mal. Ou seja, são Linuxers porque sim e tudo o que vier do quintal do Gates será de certeza uma trampa. Como tal não é de admirar que o Windows 7, ainda beta, já esteja a a ser condenado. Diria que é uma espécie de julgamento sumário.

  • 12
    Alexandre
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    17 de Janeiro de 2009 - 16:49 | Link permamente

    Por acaso até já experimentei o 7, e achei bastante parecido com o Vista, mas melhor nalguns aspectos (menos confuso, no sentido em que traz menos tralha). Pareceu-me mais eficiente “out-of-the-box”. Mas claro, estas afirmações, para alguém que deteste a Microsoft, são ridículas.

  • 13
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
    17 de Janeiro de 2009 - 16:55 | Link permamente

    RMF, sobre o DRM talvez queiras ler este post e depois seguir os links.

    Fiquei na mesma….No vista/7 podem-se rip’ar musicas de CDs à vontade e ouvir quantas vezes se quiser. Não sei do que estás a falar….honestamente!

    Quando a essa versão do Windows reduzida ao osso, espera até chegar a versão final e vais ver a tralha que lá te vão meter. Mas depois estarás cá para me dar (ou não) razão, não é? Assim espero!

    Esta versao é beta mas é feature complete(pelo menos foi isso que a microsoft disse)

    E eles mesmo anunciaram que iam separar esses programas que agora estão no live essentials porque assim torna-se mais simples actualiza-los. O que faz todo o sentido….

    Agora uma coisa é certa: era melhor podermos desinstalar o que não queremos, lá isso era.

    Quero deixar bem claro que não gosto do Windows, mas dizer mal só porque sim é que não acho bem.

    Mais uma vez digo: para um post que tem como intenções criticar o falar sem saber, estás a ser um pouco hipócrita….

  • 14
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Fedora 10 Fedora 10
    17 de Janeiro de 2009 - 17:24 | Link permamente

    É natural que esteja melhor. Mau era. Se pensarmos um pouquinho no passado recente, também vemos que o mesmo sucedeu com o Windows 2000 > Windows XP. A diferença é que, na altura, o 2000 não foi “vendido” para o mainstream. Mas era bastante sólido, para um Windows.

    De qualquer forma, podendo estar melhor, não vai “matar” Linux nem Apple. Até porque, tudo o que o Windows venha a ter de significativo, vai ser imediatamente imitado pela gente do opensource. Imitado e eventualmente ultrapassado. Existem inúmeros exemplos recentes.

    O caminho para o Windows, para além da estabelização, crescente imunização às ameaças de segurança, necessita de ter um bom pacote de aplicações de base. Como tem a Apple e como oferecem as distribuições de Linux. Hoje em dia, estou convencido que as distribuições Linux são o ideal para 90% das pessoas-non-gamers. Pelo simples facto de que a estas “basta-lhes” um openoffice, um firefox, um reprodutor de música e vídeo, um messenger e um gestor de imagens/fotos, para além daquele conjunto básico de aplicações, tipo calculadora e bloco de notas.

    No fundo, é isto que a Apple oferece. Algo que funcione e que baste, logo à partida. Se há quem diga em Linux é preciso instalar ou fazer coisas após a instalação básica, esquecem-se que o Windows básico é praticamente inútil, sobretudo tendo em conta as vulnerabilidades das suas aplicações, como o Internet Explorer. E a tudo isto acresce o menor custo que um sistema (hardware) linux custa. Um Gnome puxa pouco. Um Xfce puxa ainda menos. Há aplicações que puxam incomparavelmente pouco. O facto de não ser necessário um antivirus/antispam/antispyware a correr e sempre alerta, como no Windows, faz até com que um computador fique “magicamente” rápido.

    Mas o que acho que irá ser determinante para um não-crescimento do Windows (ou um decrescimento da sua quota de mercado, mas não do número absoluto de instalações) serão os mercados emergentes de África, Ásia e América do Sul. Estranhamente ou não, esta crise económica pode beneficiar imenso o Linux e prejudicar imenso o plano de recuperação da Microsoft (do software e da imagem).

  • 15
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Fedora 10 Fedora 10
    17 de Janeiro de 2009 - 17:27 | Link permamente

    Esta versao é beta mas é feature complete(pelo menos foi isso que a microsoft disse)

    Não experimentei nem sei o contexto dessa afirmação, mas penso que isso significa, à semelhança do que significa nas milestones de desenvolvimento das distribuições de Linux, que não vão acrescentar novas features ao Windows 7. Está “fechado”. Mas o estar completo não significa necessariamente que estão prontas ou que não poderão ser removidas por algum motivo imperioso.

  • 16
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
    17 de Janeiro de 2009 - 17:33 | Link permamente

    @JLS

    No DVD tens acesso a todas as versões, por default ele instala a versão ultimate. Acho que está respondido ;)

    EDIT -

    Como tem a Apple e como oferecem as distribuições de Linux. Hoje em dia, estou convencido que as distribuições Linux são o ideal para 90% das pessoas-non-gamers. Pelo simples facto de que a estas “basta-lhes” um openoffice, um firefox, um reprodutor de música e vídeo, um messenger e um gestor de imagens/fotos, para além daquele conjunto básico de aplicações, tipo calculadora e bloco de notas.

    No fundo, é isto que a Apple oferece. Algo que funcione e que baste, logo à partida. Se há quem diga em Linux é preciso instalar ou fazer coisas após a instalação básica, esquecem-se que o Windows básico é praticamente inútil, sobretudo tendo em conta as vulnerabilidades das suas aplicações, como o Internet Explorer. E a tudo isto acresce o menor custo que um sistema (hardware) linux custa. Um Gnome puxa pouco. Um Xfce puxa ainda menos. Há aplicações que puxam incomparavelmente pouco. O facto de não ser necessário um antivirus/antispam/antispyware a correr e sempre alerta, como no Windows, faz até com que um computador fique “magicamente” rápido.

    Concordo a 100%.
    Alias, eu sou gamer e não preciso do Windows. Prefiro jogar em consolas ;)

  • 17
    Alexandre
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    17 de Janeiro de 2009 - 18:00 | Link permamente

    Um bom artigo sobre o papel dos media e dos bloggers na reputação de um SO mesmo antes de sair (neste caso fala do Vista e do 7):

    http://arstechnica.com/journals/microsoft.ars/2009/01/16/what-killed-vista-will-make-windows-7-fly

  • 18
    Dark Raider
    com Midori Midori em GNU/Linux GNU/Linux
    18 de Janeiro de 2009 - 18:45 | Link permamente

    A eterna guerra Windows vs Mac vs Linux…

    Marco, aparentemente eu sou um tipo cheio de sorte! O meu 1º contacto com um computador foi na Faculdade, em Coimbra, e era um Mac! Até hoje continua a ser o meu preferido. Felizmente “contam-se pelos dedos das mãos” as vezes que toquei num windows.

    Contudo, experimentei Linux em finais de 2007 e só tenho a dizer maravilhas do mesmo. Acho incrível como é que o Linux não é muito mais popular! E claro que “Windows é para a palhaçada, Linux é para trabalhar a sério e o Mac… Bem, serve para fazer serenatas à chuva”.

    Para mim isso é óbvio.

  • 19
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
    18 de Janeiro de 2009 - 18:49 | Link permamente

    E claro que “Windows é para a palhaçada, Linux é para trabalhar a sério e o Mac… Bem, serve para fazer serenatas à chuva”.

    Para mim isso é óbvio.

    LOL!
    :mrgreen: Finalmente alguém que me entende, porra!

  • 20
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    18 de Janeiro de 2009 - 21:06 | Link permamente

    És um Calimero. Chuiff, chuiff :P

  • 21
    Engenheiro
    com Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    19 de Janeiro de 2009 - 02:45 | Link permamente

    Tenho o Windows Vista, licença oferecida e não pirata, no meu pc. Nunca tive quaisquer problemas com este SO. Aliás, em relação ao XP, é bastante superior. Quanto ao XP a única coisa que gostei foi o facto de me ter dado tantos problemas que fiquei Linux-dependente.
    Uso o Windows sobretudo para trabalhar (CAD, SIG,…) e jogar no meu desktop. No meu laptop tenho o Windows Vista (obridadinho senhores da asus por não me permitirem comprar sem SO), que raramente uso, tenho uma versão hackintosh a funcionar quase a 100% e o SO principal Ubuntu Linux.
    Como já passei centenas de horas em todos estes SO’s (e sim, já utilizei o MAC OSX intensamente em vários macs…) só tenho a dizer bem do linux… Basta ver o que tem evoluído desde o tempo que a instalação era por disquetes… em relação aos outros 2 SO’s…. bem nem mais bonitos estão.
    O MacOSX não me corre a maioria dos jogos e programas que preciso/quero, tal como o Linux. Ao menos no Linux ainda tenho milhares de alternativas diferentes para experimentar e decidir qual o melhor… no mac nem isso existe… E ainda têm a lata de impingir o hardware com aquela espécie de SO. Com um terço do dinheiro compro uma máquina melhor e fico-me pelo Linux (ou até com Windows fica bastante mais barato).
    Resumindo e concluindo, na minha opinião, os defensores do Windows ou estão muito agarrados ao software que têm/precisam ou desconhecem completamente o Linux. O maralhal da maçã provavelmente estará na mesma posição da malta do windows, gastando ainda mais dinheiro que estes últimos.
    Marco, gosto muito de passar aqui pelo teu “tasco”. Abraços

  • Dizer NÃO à taxa