→ 08/02/2008 @18:48

O menino querido da América

Por cada blogue que acompanha a luta pré-eleitoral nos Estados Unidos aparece sempre alguém que vem criticar o ênfase dado ao tema. Essa malta acha que ao ficarmos interessados por determinado assunto corremos o risco de anular qualquer possibilidade de nos interessarmos por outro. Parece que só nos podemos interessar por um assunto de cada vez; se coexistirem três ou quatro, estes devem estar sujeitos a uma rígida hierarquia que obedece a critérios de proximidade.

Vá lá que neste assunto das primárias americanas estamos mais ou menos safos: não corremos o risco de atraiçoar critérios de proximidade porque o destino do nosso planeta depende em grande parte das pessoas que ocuparem a Casa Branca.

Portanto é natural que tenhamos interesse em saber se o futuro Presidente da maior potência militar do mundo será democrata ou republicano, liberal ou conservador, culto ou ignorante, tolerante ou violento, se é gajo para discutir segredos de Estado enquanto a secretária lhe faz um broche na Sala Oval, se é tipo para bombardear o Irão por ser um eixo do Mal e o aiatolá o Darth Vader ou, finalmente, se é rapaz (ou rapariga, desculpem) para deixar poluir a terra, a atmosfera e os oceanos por razões exclusivamente económicas.

 

Adorável, adorável, adorável

Dito isto, posso agora garantir-vos que o actual menino querido dos democratas, Barack Obama, não pega. Talvez seja pela extraordinária capacidade que o homem tem de nos convencer de que é mesmo aquilo que parece. Não há nada que eu queira ouvir que o tipo não diga. Caramba, às vezes só depois de o ouvir é que eu fico a saber que eram precisamente aquelas frases e aquelas palavras que eu queria ouvir.

Deixem-me explicar melhor: Barack Obama tem uma pose de pregador benevolente e idealista mais reconfortante do que o falcão amestrado que ocupa a Casa Branca actualmente, mas há ali uma óbvia fabricação que provoca ressonâncias no meu cérebro e me leva a interpretá-lo com desconfiança.

O Obama é um DJ que actua sempre com dois gira-discos no palanque: de um lado, um 45 rotações com o famoso sermão de Martin Luther King, I Have a Dream (vídeo); do outro, um disco com o histórico discurso de John F. Kennedy quando se encostou ao muro de Berlim para proclamar um comovente e inesquecível Ich Bin Ein Berliner (vídeo). Samples empolgantes de Kennedy recriados com a voz arrebatadora de Luther King.

Às vezes o computador falha: no discurso que proferiu na consequência dos resultados da chamada Super Tuesday, saiu-se com um «Ordinary people can do ordina… Extraordinary things.» Chamem-me cínico, se quiserem, mas não há nada pior para um político americano deste calibre do que tropeçar quando acabou de calçar os seus sapatinhos Kennedy.

Obama é um homem de plástico embrulhado em papel de celofane. E é tão preto como eu. Dado que as suas fontes de inspiração são Kennedy e Luther King, não tenho dúvidas de que é um produto da maior qualidade e que o plástico é obviamente reciclável – mas será ele de facto o corajoso homem de convicções que a Humanidade precisa?

23 comentários

  • 1
    iznogoud
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    8 de Fevereiro de 2008 - 18:51 | Link permamente

    mas quem é o homem com convicções sérias que consegue chegar ao topo da política em qualquer país do mundo?

    :neutral:

  • 2
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em Windows XP Windows XP
    8 de Fevereiro de 2008 - 20:28 | Link permamente

    Bom questionamento, Marco. A eleição do dirigente da maior nação do planeta interessa sim, ao mundo. Não temos mais a “guerra fria”, quando o angelical Kennedy mandou invadir Cuba ou quando o demoníaco Nixon abriu conversações com China e URSS.
    Por alí,nos USA, não temos anjos ou demônios como presidentes. Temos momentos da nação americana. E, o momento, é que eles próprios estão pagando um alto preço pelas alterações climáticas.
    Se estiverem dispostos a suportar o preço disso por mais um mandato, seja qual for o presidente, a política externa pouco modificará: expansionismo sobre fontes vitais graças ao eufemístico “combate ao terror”, providencialmente fornecido por Osama Bin Laden.
    Acho mesmo, que só conseguiremos vislumbrar alguma nuance de comportamento quando dos debates entre os candidatos à eleição que elegerá o presidente.
    De qualquer forma, como eles estão metidos numa enrascada econômica (e que podem arrastar o mundo consigo…) eu acredito que essa será a prioridade. E dane-se o mundo.
    E também, não sei onde os americanos vêm “preto” no Obama. Isso ai, no Brasil, não tem nada de preto.

  • 3
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    8 de Fevereiro de 2008 - 22:06 | Link permamente

    Excelente texto, Marco!
    E o broche, ao cair-nos no colo, salvo seja, de forma tão inesperada, deixa-nos completamente desarmados.
    Concordo que Obama não parece ter estofo para a função mas… quem terá?
    Estive lá terra do tio Sam, o ano passado, e tive oportunidade de discutir a questão com um nativo que respeito e admiro. E dizia-me ele que, além de Bill Clinton, não via, nesta altura, um único americano com qualidades para tal.

  • 4
    Kanhas
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows Vista Windows Vista
    8 de Fevereiro de 2008 - 21:19 | Link permamente

    Todos farinha do mesmo saco. Venha o diabo e escolha :evil:

  • 5
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em Windows XP Windows XP
    8 de Fevereiro de 2008 - 22:33 | Link permamente

    Provavelmente não é nenhum salvador do mundo. Em comparação com os adversários? Certamente melhor que o Républicano. Em relação à Hillary, bem acho que lhe faz falta o carisma do Obama. Tem concerteza mais ideias de como resolver os problemas dos EUA mas para levar a cabo essas ideias é necessário ser capaz de mostrar espírito de liderança. Aqui entre nós que ninguém nos houve . A única hipótese dos Republicanos ganharam é contra a Hillary….

  • 6
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em Windows Vista Windows Vista
    8 de Fevereiro de 2008 - 23:59 | Link permamente

    Ui que séria que vai por aqui a discussão. Ora bem, poucas duvidas restam sobre se desta feita serão os republicanos ou os democratas a ganhar a presidência. Acho que o próximo republicano a ocupar a sala oval será o Arnold mas até lá ainda deve haver uma ou outra alteração à Constituição… Por enquanto, é quase certa a posse da cadeira pelos democratas. Ora, que democrata é a pergunta que se levanta. Será que a mui poderosa América vai sofrer do síndroma Republica Portuguesa ou seja, serão os dois maus e o povo irá votar no menos mau?

  • 7
    Paulo
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em GNU/Linux GNU/Linux
    9 de Fevereiro de 2008 - 00:41 | Link permamente

    Um artigo bastante interessante sobre um assunto actual e premente nos EUA: Health Insurance (Seguro de Saúde).

    Aqui.

    Prefiro a Hillary.

  • 8
    com Opera 9.25 Opera 9.25 em Windows XP Windows XP
    9 de Fevereiro de 2008 - 10:21 | Link permamente

    Pessoalmente não acho que nenhum democrata tenha habilidade para ser o novo presidente americano, quer o Obama que a Hillary, especialmente esta ultima, é quase “uma Hitler simpática e calculista”. Mas os republicanos também não andam famosos, ora o unico candidato que seria capaz de votar nele se fosse americano era o Rudy Giuliani, como saiu da corrida, é para esquecer. Só para dizer que era o unico candidato a ter um recorde no livro do Guinness, nomeadamente «Maior queda da criminalidade» como presidente da camara de Nova Iorque, os homicidios diminuiram 67%, violações cairam 50%, e os assaltos 67,5%. De todos eles parece o unico que fez qualquer coisa de util.

  • 9
    a. almeida
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    9 de Fevereiro de 2008 - 12:39 | Link permamente

    O problema é que os políticos são tão ordinários que dificilmente deixam transparecer algo de extraordinário.
    Concordo no geral com a análise do Marco quanto ao homem Obama e ao seu discurso. Depois parece-me demasiado inverbe para poder vir a ocupar tão importante cargo. Sim, porque por ali para além da presidência da América aspira-se a governar o mundo.
    Mas, pronto, vamos a ver como termina mais esta produção hollywodesca. Para já o “filme” vai percorrendo a América.

  • 10
    Daniel
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Ubuntu 7.10 Ubuntu 7.10
    9 de Fevereiro de 2008 - 23:35 | Link permamente

    Uau, só de pensar que ainda à pouco tempo li neste blog um post sobre trolls. Em primeiro lugar deixa-me explicar melhor: Barak Obama está mal escrito, o correcto é Barack Obama…
    Depois encontro aqui alguem que sugere apoiar o Rudy Giuliani. Esse tipo é um fascista da pior espécie. Ele é pró-guerra, e anti-liberdade para o bem da segurança nacional face ao terrorismo. Ele não percebe nada de foreign policy, enfim, seria um desastre total se fosse eleito. Ser presidente da câmara não é nada comparável a presidente da nação. Já para não falar das ligação a lobbies pela sua empresa de segurança.
    Obviamente não estão informados sobre a campanha do Barack Obama, sugiro apenas que se informem em http://www.barackobama.com/ . Os discursos dele são fonte de inspiração para esta geração que apesar de já ter idade para votar nunca teve esperanças no sistema eleitoral que, para a maioria dos cidadãos até agora, era determinado pelos media e interesses corporativos (btw, desde quando é que imitar Kennedy e Luther King se tornou algo tão desprezável?).
    E obviamente tambem não percebem nada da plataforma republicana. De novo, sugiro apenas que se informem sobre o único republicano na corrida que reflecte as origens e ideais do partido que se encontram hoje deturpadas pelos neoconservadores (e algo totalmente diferente, mas igualmente péssimo, no caso do McCain) Ron Paul, em http://www.ronpaul2008.com/ .
    Se não sabem do que estão a falar por que é que não ficam calados ? C’um catano.

  • 11
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    10 de Fevereiro de 2008 - 05:40 | Link permamente

    Daniel: obrigado pela correcção. Há muitos sites noticiosos a escrever Barak, mas de facto a forma correcta é Barack.
    Quanto ao que escreveste, não estou a desprezá-lo. Só não me deixo é levar por falinhas mansas.

  • 12
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    10 de Fevereiro de 2008 - 11:06 | Link permamente

    Obrigado, Daniel, pela tua assertividade. Por nos teres “explicado melhor” como se escreve Barack e pelas dicas para combatermos a nossa ignorância nesta matéria. Já agora, deixa-me retribuir a tua gentileza e explicar-te também que o vocábulo “à” que escreveste em “…à pouco tempo …” é uma forma do verbo haver e escreve-se há, com H.
    O tua mensagem, para mim, não é muito clara, ainda serei mais ignorante do que dizes e deveria, se calhar, seguir o teu conselho e ficar calado mais uma vez. Percebi muito bem a caracterização que fazes de Giuliani e das pessoas que comentaram este post mas algumas coisas que dizes deixam-me um bocado baralhado. Fico sem saber se achas que Obama é o melhor por causa dos discursos. Se for apenas esse o seu mérito, deveria ser substituído pela pessoa que lhos escreve. E sim, na minha humilde opinião, imitar Kennedy, Luther King ou seja quem for, é algo desprezável. Podemos admirar e identificarmo-nos com os ideais de alguém mas imitar… não chegará a ser desprezível mas desprezável é.

  • 13
    com Opera 9.25 Opera 9.25 em GNU/Linux GNU/Linux
    10 de Fevereiro de 2008 - 14:57 | Link permamente

    Daniel,

    Depois encontro aqui alguém que sugere apoiar o Rudy Giuliani

    pormenor eu não sugeri apoiar ninguém só dei a minha “modesta” opinião,visto que ele está fora da corrida já nem valia a pena sugerir, coisa que não fiz.

    Esse tipo é um fascista da pior espécie.

    A meu ver a questão até não é essa, pois primeiro, vê-se que não sabes o que é o fascismo, as características de um estado fascista são:

    - Corporativismo

    - Totalitarismo

    - Nacionalismo

    - Idealismo

    - Anti-Intelectualismo

    - Militarismo

    Ora, vamos lá ver, apoia o militarismo, sim, pela segurança nacional, que admito que esta desculpa da segurança nacional, já não representa grande realidade, pois a Al-Qaeda, está em maus lençóis, mas sabemos que para os americanos o que não faltam são inimigos, género Irão. Anti-liberal, por acaso não faz parte de um regime fascista, é verdade, isso é mais do género Monárquico, agora por favor, não me venhas dizer, que um presidente americano, seja ele qual for, consegue impor um verdadeiro anti-liberalismo.

    foreign policy

    Mas que falta de respeito ao bom e velho português vem a ser esta? Faz o favor de dizer “Politica Estrangeira”, eu sei que não é o termo exacto, mas a ideia não é muito diferente.

    seria um desastre total se fosse eleito

    Exagero, é tudo o que tenho a dizer, raio, o Bush é bem pior e não arrebentou com o mundo.

    Ser presidente da câmara não é nada comparável a presidente da nação

    Nisso tens toda a razão, mas não será ele que ocupou o cargo mais importante de entre todos os candidatos? (Estou mesmo a perguntar, pois não faço a menor ideia…) Parecendo que não Presidente da Câmara da Cidade mais rica e importante do mundo, é algo a considerar.

    Já para não falar das ligação a lobbies pela sua empresa de segurança.

    Então tu preocupado com os lobbies, deixa-me que eu te diga, todos os presidentes americanos tiveram lobbies, os candidatos que dizem que não vão ser “influenciados” pelos lobbies das duas uma, não sabem o que dizem (Barack Obama) ou estão claramente a mentir (Hillary Clinton).

    Se não sabem do que estão a falar por que é que não ficam calados ?

    Essa passou me aqui ao lado com uma força… Vá lá não me faças ignorante no que toca a politica, posso não andar muito informado como tu ao ponto de lhes apanhar as manias “foreign policy”, mas ainda sei ver o que apoiam cada um, pois digo-te que quem apoia mais ideais fascistas é a senhora Clinton, e ainda se diz democrata, também, a liberdade americana é uma trampa, porque raio só existem dois partidos e nenhum é comunista? E não me venham falar dos Democratas se aquilo é esquerda eu devo ter os braços trocados. O Barack, hum… ainda tem muito que aprender, não está apto.

  • 14
    ovotas
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em Windows XP Windows XP
    10 de Fevereiro de 2008 - 16:00 | Link permamente

    GOBAMA GO! :razz:

  • 15
    com Firefox 2.0.0.10 Firefox 2.0.0.10 em Fedora 8 Fedora 8
    10 de Fevereiro de 2008 - 18:23 | Link permamente

    trolls!?
    Onde?

    Ai que coisa tão desprezível!
    (ou será desprezável?)

    Tens cá um analista político versado nas eleições dos E.U.A. de truz.
    Bem, além de analista ainda é corrector…

    Bem, como eu não percebo nada da política daqueles Estados, que se dizem Unidos, para mim são todos iguais e nem sequer me atrevo a dizer em que consiste essa igualdade…

    Gostei deste teu post.
    Fiquei muito mais elucidado.
    Também gostei daquela do DJ. :lol:

    @braço.

  • 16
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em Ubuntu 7.10 Ubuntu 7.10
    10 de Fevereiro de 2008 - 18:53 | Link permamente

    O legado do Bush é preciso ser deixado a alguém e os Clinton sempre foram amigos da familia, não se admirem que a Hilary ganhar, não será por ser mulher… :x

  • 17
    com Safari 3.0.4 Safari 3.0.4 em Mac OS X Mac OS X
    10 de Fevereiro de 2008 - 23:01 | Link permamente

    Marco,

    É absolutamente óbvio que a referência a Martin Luther King e ao JFK é propositada. O motivo é simples de perceber, mas requer ter vivido nos EUA e conhecer melhor os americanos (e eu tive essa oportunidade). Os Americanos gostam de individualidades que os inspiram. Gostam destes discursos que podem tanto ser ôcos como não. Em suma, ligam muito à fachada. Como tal, Obama, consciente que está em desvantagem por ser preto (os conservadores são claramente xenófobos, e estes ainda têm muita influência na política americana) ele tinha de recorrer a algum truque. Se MLK teve sucesso, porque não repetir a dose?

    Agora, a questão que realmente se coloca é, se não for Obama, quem será? Hillary é uma incógnita para mim. Apoiou a invasão do Iraque, agora critica. Como Senadora, votou sim para mais financiamento do Iraque e ainda diz que a invasão foi motivada pelo facto dos Iraquianos terem “bad things”. Afinal, em que lado da barricada está?

    Do lado dos republicanos, nem me atrevo a falar. São o grupo neoconversador, fanático religioso e warmonger dos EUA. O equivalente ao PNR cá do tasco. O problema, grave, é que conseguem 50% dos votos e o PNR consegue 0.002%.

    E se o discurso de Obama for mais do que fachada — e, sinceramente, a mim parece-me mais do que fachada — não será de todo um mau Presidente. E o mundo depende disso.

    P.S. – Quanto ao Giuliani, já muito foi dito, mas mais poderá ser. Basta ler notícias sobre ele. Ele é uma vergonha a todos os níveis. Corrupto, warmonger, neoconservador, etc..

  • 18
    ovotas
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em Windows XP Windows XP
    11 de Fevereiro de 2008 - 02:14 | Link permamente

    And i say it again…Gobama,Go! :razz: E olha que,se o grande Frank fosse vivo…Ilianois enema bandit. Marco…dont be afraid.Aproveita.The change don`t come from the top down,just grow from the bottom up.

  • 19
    iznogoud
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    11 de Fevereiro de 2008 - 13:32 | Link permamente

    :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

  • 20
    Berkeley
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    11 de Fevereiro de 2008 - 18:04 | Link permamente

    Marco, quando ouço a Scarlet Johansson cantar “yes we can, heal this nation” eu acredito. link :mrgreen:

  • 21
    frunobulax
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em Mac OS X Mach-O Mac OS X Mach-O
    11 de Fevereiro de 2008 - 19:38 | Link permamente

    Vejamos se não sou moderado outra vez…
    Entre republicanos e democratas, escolho democratas, claro.
    Entre a mulher de um ex-presidente e um negro, prefiro o negro.
    Lembro também, embora não esteja tão informado como alguns, que Barack Obama não é só discursos. Ele esteve associado a causas louváveis, como o apoio aos mais desprotegidos, e, embora embarque em alguma retórica suspeita, não tenho dúvida que é o melhor de todos os candidatos para assumir os destinos de um país que está em plena recessão económica, no meio de uma guerra que se prevê longa e com um crescente sentimento de hostilidade a crescer em todo o mundo.
    Se este negro fosse eleito seria uma bela maneira de os E.U.A. mostrarem finalmente a todo o mundo que os tempos de imperialismo passaram, que a desonestidade deixou de ser a política de fundo, que a mesquinhez dos seus negócios trapaceiros é coisa do passado.
    Creio que o país melhoraria. Só que não podemos desprezar as forças contrárias que não só podem fazer com que ele não ganhe, como podem fazer com que ele, depois de ganhar, seja entalado do mesmo modo que o Clinton. Não digo que ele se deixe seduzir por secretárias menos escrupulosas pagas a peso de ouro por republicanos ávidos, mas que de alguma maneira terá de lutar com um país de ignorância republicana.
    Para onde quer que olhe, não vejo melhor alternativa.

  • 22
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em Windows XP Windows XP
    12 de Fevereiro de 2008 - 18:57 | Link permamente

    Eu, sinceramente, depois de ler este post fiquei com dúvidas acerca daquilo que eu pensava sobre os candidatos, principalmente sobre Obama, que, na minha opinião, me parecia ser aquele mais correcto para presidente dos EUA.

    Mas, depois de ler isto, fico a pensar, se calhar fui na “cantiga” dele e assumi que, apenas ele ou a senhora Clinton seriam os candidatos mais credíveis (se é que, na política se pode falar de credível).

    Não faço a mínima ideia sobre qual deles será o ideal para mandar no país.
    E para todos, o ideal seria alguém que deixasse de se fazer senhor e Dono do Mundo, como o senhor Bush. Mas isto nos EUA é complicado, sei lá, se a Clinton ganhar ou o Obama (porque certamente um deles irá ganhar), vai preocupar-se menos com as idas ao petróleo e coisas que o senhor Bush já nos habituou, infelizmente.

    Abraço.. bom post.. e que me deixou a pensar..

  • 23
    Hugo Ferreira
    com Firefox 2.0.0.12 Firefox 2.0.0.12 em Windows XP Windows XP
    14 de Fevereiro de 2008 - 18:22 | Link permamente

    Um gajo é preso por ter cão, e preso por não ter :neutral:

    Eu cá não vou na cantiga do open-source, por exemplo; é precisamente aquilo que eu pretendo ouvir. Bom demais, enfim.

  • Dizer NÃO à taxa