→ 31/05/2010 @17:17

Pobres israelitas, agiram em legítima defesa

Actualização Por altura da publicação deste post, ainda não tinha tomado conhecimento do vídeo lançado pelas autoridades israelitas para justificar as acções dos seus soldados.

Mesmo que o vídeo seja verdadeiro, existem alguns pormenores a ter em conta: o navio estava em águas internacionais, o que significa que a única jurisdição a que está submetido é a do Estado a que pertence – neste caso, a Turquia. Ao abordar o navio em águas internacionais, os soldados israelitas invadiram um espaço cuja jurisdição pertence a um país soberano – a Turquia.

Para justificar o massacre, Israel afirma que os seus soldados agiram em legítima defesa. É um argumento hipócrita e falacioso, dado que os ocupantes do navio turco que atacaram os soldados podem também dizer – e com mais propriedade – que agiram em legítima defesa perante o invasor. Do ponto de vista da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, os soldados portaram-se como piratas; logo, foram escorraçados como piratas.


Activistas a bordo do navio turco Mavi Marmara

Perigosos e assustadores activistas pró-palestinianos a bordo do navio turco Mavi Marmara, atacado por Israel. Os soldados estão a ser acusados por uma das organizações envolvidas na operação – FreeGaza – de terem disparado sobre os civis mal puseram o pé no barco


Pelo menos 19 pessoas morreram e 36 ficaram feridas durante um ataque de comandos israelitas a um conjunto de seis barcos que seguiam para Gaza. Claro que as contas dos mortos e feridos ainda não estão definitivamente feitas. E há várias fontes a fazer as suas próprias contas.

Os barcos não eram uma frota de invasão: o conjunto de seis navios atacados foi baptizado «Frota da Liberdade» e transportava 750 activistas pró-palestinianos de 60 nacionalidades e 10 mil toneladas de ajuda humanitária destinada à Faixa de Gaza. Foram abordados em águas internacionais.

Os israelitas desmentem estes factos e avançam com outros: não morreram 19 activistas, morreram 10; os soldados que participaram na abordagem, segundo explicou o chefe do estado-maior do exército, Gaby Ashkenazi, «viram-se obrigados a utilizar métodos anti-distúrbio e armas de fogo ao sentirem as suas vidas em perigo» quando um membro da tripulação roubou uma arma.

O responsável da Marinha, Eliezer Marom, acrescenta aos factos israelitas uns elogios: os soldados souberam «conter-se», garantiu, foram «corajosos e determinados». O ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, acrescentou às mortes uma interpretação juridicamente bondosa: os soldados mataram em legítima defesa, pois «temiam pelas suas próprias vidas».

Será que o activista que roubou a arma terá ficado tão comovido com a simpatia e diplomacia dos militares durante a abordagem que roubou a arma para se suicidar, em sinal de arrependimento por ter dedicado tanto tempo a lutar contra aquele campo de concentração que Israel edificou na Faixa de Gaza?

Também tenho algumas dificuldades em aceitar que os soldados agiram com contenção, uma vez que um roubou uma arma e 19 morreram.

Bem, os israelitas dizem que morreram 10, vamos aceitar este número. Que se passou? Os 10 activistas atacaram os soldados com facas de cozinha? Latas de farinha? Arroz? Feijão? Medicamentos? Cogumelos venenosos? Chinelos? Estes pormenores precisam de ser esclarecidos, até porque Israel diz que dez soldados ficaram feridos na operação, dois deles com gravidade. Será que os activistas que feriram os soldados o fizeram por maldade ou agiram em legítima defesa?

Nenhuma voz ainda se elevou a favor desta acção corajosa e determinada dos comandos, incluindo activistas israelitas que já protestam contra o massacre: os 22 países árabes da Liga Árabe reúnem-se amanhã no Cairo para assumir «uma posição colectiva» contra o ataque israelita. A União Europeia pediu uma «investigação completa» das autoridades israelitas sobre as circunstâncias do ataque à frota. Os países europeus – Espanha e Alemanha foram os primeiros a reagir – usam palavras como «choque» e «condenação» para comentar o sucedido. Aliás, é notável verificar como uma simples escolha de palavras pode ter um significado político tão elucidativo: a Rússia, por exemplo, condena. Os Estados Unidos lamentam. Portugal também lamenta.

Para concluir este post, só me falta mesmo a moral da história. Se alguém a encontrar, avisem-me.

39 comentários

  • 1
    Pedro Rocha
    com Google Chrome 4.1.249.1064 Google Chrome 4.1.249.1064 em Windows XP Windows XP
    31 de Maio de 2010 - 17:48 | Link permamente

    Eu até por norma sou o advogado do diabo. Entre amigos até tento defender Israel… Mas nos últimos tempos tem-se tornado complicado…. Correndo o risco de parecer antissemita, não consigo perceber o porquê de Israel passar a vida a por-se em bicos de pé. “Vocês mandam um rocket eu f***-vos um bairro inteiro”. “Vocês atiram pedras, nós atiramos umas granadas”, “Vocês querem furar um bloqueio naval, nós não deixamos”, “vocês roubam uma arma, nós matamos 10/19″ (como se reduzir 9 mortos torna-se a missão justa… “vocês são uns exagerados, só matamos 10!!!!”).

    O mais parvo disto tudo é que Israel nem para os “amigos” é bom. Turquia um dos melhores aliados e (provavelmente dos poucos) no mundo Islâmico, pimba! Lá está um invasão a um barco de pavilhão turco em aguas internacionais. Grécia, parte da europa e ocidente, pimba!!! igual tratamento que à Turquia que com Israel ninguém fica a rir.

    Não consigo perceber o que os Israelitas pensam em ganhar com isto…
    E pronto, desabafei…

    (já agora, esta cena de editar o comentário é muito prático ;) )

  • 2
    Filipe
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    31 de Maio de 2010 - 17:54 | Link permamente

    Era um bloqueio naval não era, então pronto!

    Várias pessoas perderam a vida? Certamente que sabiam qual era a probabilidade desta resposta acontecer.

    É normal que os judeus não confiem em ninguém….

    Esta minha resposta é uma resposta vazia, mas a verdade é que era um bloqueio.

  • 3
    Marcos Correia
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    31 de Maio de 2010 - 18:26 | Link permamente

    Estou um pouco como o Pedro Rocha, sendo eu normalmente também o “advogado” de Israel nas conversas de café. A mentalidade dos israelita penso que seja estarem-se a cagar de alto para o resto mundo. Nem os americanos os conseguem influenciar decentemente.
    Estas atitudes têm vários resultados, positivos e negativos, mais negativos. Quanto à noticia propriamente dita, já li que as autoridades israelitas aceitaram os barcos mas num porto pré – determinado, só que o comboio ignorou as ordens. E sem querer desculpar Israel por esta acção, a verdade é que eles já tinham avisado várias vezes que o bloqueio era mesmo para cumprir. E como se sabe pela história da nação judaica, é preciso levar os avisos a sério.
    No entanto penso que foi uma demonstração de força que fragilizou ainda mais a posição de Israel no mundo.
    Enfim. Israel não tem amigos, só tem interesses.

  • 4
    com Google Chrome 6.0.408.1 Google Chrome 6.0.408.1 em Windows 7 Windows 7
    31 de Maio de 2010 - 18:36 | Link permamente

    É Fácil de resumir esta noticia.

    Se fosse um pais acabado em “istão”, Irão ou Coreias, ou qualquer nação oriental e a resposta internacional seria completamente diferente da a que estamos a assistir, inclusive, já tínhamos os salvadores do mundo, USA a comentar. Assim, nada se passa, como são os senhores de Israel tudo não passará de um incidente sem repercussões.

    O mundo não é um lugar livre, o mundo não é um lugar de igualdades, o mundo é de alguns que fazem o que bem lhes apetece subjugando os outros 99%.

    Não sou extremista nem nada que se pareça, apenas á muito que me comecei a aperceber do que é realmente o mundo.

  • 5
    Jose Rocha
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    31 de Maio de 2010 - 18:49 | Link permamente

    O teu artigo é algo redutor. Muita especulação e poucos factos.
    Trata-se de um conflito onde a “guerra” da comunicação afecta o nosso julgamento e onde ambas as partes tentam controlar uma “verdade” que nunca é absoluta.
    Prova disso são mesmo, 9 jornalistas foram presos (n° conhecido até agora) e a evidência da manipulação das imagens vídeo divulgados durante o dia pelas televisões árabes e turcas (difundidas imediatamente no mundo inteiro) a que se vieram agora contrapor os vídeos oficiais de Israel.
    No final, e esse é o único facto indesmentível, morreram seres humanos e outros ficaram feridos. E isso é de lamentar.

  • 6
    Walker
    com Google Chrome 6.0.408.1 Google Chrome 6.0.408.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    31 de Maio de 2010 - 21:10 | Link permamente

    Tendo em conta que o que é dito neste blogue é (segundo me parece), retirado das informações transmitidas pela comunicação social, e sabendo que ela nunca ligou ao politicamente correcto e que dificilmente tem apoiado os Palestinianos (ou os que usam esse nome), parece-me pois difícil encontrar uma moral para esta história (a história do conflito Israel vs Palestina).
    Estou em crer que o tempo contará a verdadeira história e não me parece que seja a que nos querem contar agora.

  • 7
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04
    31 de Maio de 2010 - 21:33 | Link permamente

    Primeiro, só vim comentar este post porque todos os comentários até agora foram de utilizadores Micro$oft e achei que era preciso um pouco de Ubuntu aqui na caixa. :D

    Agora a sério: Há 50 anos que Israel caminha pelo mundo a olhar por cima do ombro mesmo quando não está lá ninguém; mesmo quando o único país que tem razões para “armar barraca” está atado de pés e mãos. Aquilo de um gajo se fazer explodir no meio de um mercado em Telavive é uma coisa extremamente aborrecida, mas o que será chegar a casa vindo do trabalho – em cujo caminho teve de ser revistado em 4 checkpoints e agredido num deles – e encontrar a casa completamente destruída e a família toda tapada por lençóis brancos?! O verdadeiro problema disto tudo está na resolução que determinou a fundação do estado de Israel e ponto final na discussão.

    O que aconteceu ontem é uma consequência directa de terem sempre as “as costas quentes”. Acaba-se sempre por bater em quem não se quer. E agora aguentem-se. Se conseguem fazer porcaria também saberão desenvencilhar-se.

    Parece-me que ouço o Adolf lá em baixo a dizer “eu bem vos avisei”…

    Não sou anti-semita, mas a verdade é que parece-me que Hitler mandou queimar os judeus bons e deixou cá a escumalha toda.

  • 8
    Luca Baptista
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    31 de Maio de 2010 - 21:45 | Link permamente

    Israel está em estado de paranóia, e isso por duas razões: em primeiro lugar, a demografia; em segundo, a perspectiva de um mundo pós-americano e multipolar. Nos dois cenários, Israel perde. Donde estas sandices. Não esquecer porém que um paranóico com armas nucleares é um bocadinho mais perigoso.

  • 9
    com Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) Internet Explorer 8.0 (Compatibility Mode) em Windows XP Windows XP
    31 de Maio de 2010 - 21:52 | Link permamente

    A imprensa Portuguesa cobriu os debates que têm havido e dedicou artigos à petição lançada pelo Jcall ( European Jewish Call for Reason ) ?

    Nuno

  • 10
    Tijó
    com Opera 10.10 Opera 10.10 em GNU/Linux GNU/Linux
    31 de Maio de 2010 - 22:14 | Link permamente

    A moral desta história?…é simples,os militares israelitas dão menos de um tostão furado pela vida de um ser humano;e quem os critica e/ou simpatiza com a causa Palestiniana,mesmo a ala moderada é considerado inimigo do estado judaico,e sendo assim,o “dedo do gatilho”é bastante…como hei-de dizer….ansioso e tendencioso.

    É pena de estarem actualmente a sofrer do trauma psicológico de quem sofreu imensamente durante o Holocausto,passando de vitima a agressor,em que a religião é o principal rastilho.

    Lamento que tenham morrido pessoas,nem que tivessem morto apenas uma,essas pessoas de certeza que tinham familia e agora estão a sofrer por causa da “força excessiva”, e que vai de certeza ficar impune.

    É este o mundo em que vivemos….num autêntico loop

  • 11
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    31 de Maio de 2010 - 22:51 | Link permamente

    “a verdade é que eles já tinham avisado várias vezes que o bloqueio era mesmo para cumprir. ” Há aquele pequeno pormenor de eles ainda estarem em águas internacionais e por isso o navio era naquela altura território turco. E o que eles fizeram tem um e só um nome: pirataria. Está tudo bem definido nas convenções da ONU sobre o direito marítimo (incluindo o direito de defesa contra ataques piratas).

  • 12
    com Firefox 3.6.2 Firefox 3.6.2 em Windows Vista Windows Vista
    31 de Maio de 2010 - 23:04 | Link permamente

    Porque será que a nossa comunicação social, em matérias similares a esta, nunca vai até Belmonte? Ou uma entrevista com o Francisco José Viegas? (O marketing desaconselha?) Será o mesmo que ir a Fátima perguntar o que acham do casamento homossexual?

  • 13
    Walker
    com Google Chrome 6.0.408.1 Google Chrome 6.0.408.1 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    31 de Maio de 2010 - 23:12 | Link permamente

    Primeiro, só vim comentar este post porque todos os comentários até agora foram de utilizadores Micro$oft e achei que era preciso um pouco de Ubuntu aqui na caixa.

    :?: :?: :?: :?: E ubuntu especificamente porquê?, só para te descansar aqui ubuntu 10.04 64bits

  • 14
    Mike
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    31 de Maio de 2010 - 23:41 | Link permamente

    sem comentários…

  • 15
    Marcos Correia
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    31 de Maio de 2010 - 23:53 | Link permamente

    Miguel, na altura em que comentei não tinha essa informação :-)
    Mas segundo já li, das dezenas de embarcações que faziam parte da expedição só aquelas seis é que resistiram à ordem israelita para aportar no local pré – determinado para depois a ajuda ser levada (ou não) por terra até Gaza.

    Para mim a culpa não é toda do lado hebreu. E quanto a matanças acho que do Magrebe até à China não há muito moral.

  • 16
    Evita
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows Vista Windows Vista
    1 de Junho de 2010 - 00:17 | Link permamente

    E viva a manipulação de informação! VIVA!
    :x

  • 17
    Andrade
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    1 de Junho de 2010 - 00:24 | Link permamente

    São arrogantes, comportam-se como criminosos, acham-se uns coitadinhos por causa de tudo o que aconteceu na 2ª Guerra Mundial e são uma pedra no sapato da administração Obama que já deu sinais que não vai permitir mais comportamentos destes.

    Arriscam-se a ser eliminados de vez não por um (o Irão) mas por todos os países do Golfo Pérsico e desta vez sem o apoio dos EUA.

  • 18
    com Safari 4.0.5 Safari 4.0.5 em Mac OS X 10.6.3 Mac OS X 10.6.3
    1 de Junho de 2010 - 00:29 | Link permamente

    Poisé…os palestinos são todos meninos de altar também…no caso…meninos de minarete…é…
    …aliás esta senhora aqui diz quase tudo!

  • 19
    Andrade
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    1 de Junho de 2010 - 01:15 | Link permamente

    Se te ocupassem o teu País à força e te colocassem em espaços fechados e altamente blindados o que tu farias? Ou não sabes nada da história?

    Concordo que os Palestinos não são nenhum anjos mas os israelitas também não o são.

    Aliás, aconselho-te a pesquisares o que se passa em Jerusalém e o que os israelitas ultra-ortodoxos andam a fazer contra o seu próprio povo.

  • 20
    Nomad
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    1 de Junho de 2010 - 03:45 | Link permamente

    Eu nem falo da manipulação de informaçao, mas o mike postou ai em cima um link para uns mapas engraçados…ja agora era bom que ele ou alguem se lembrasse a que se deveu essa evolução da distribuição territorial…e já agora porque é que os paises arabes como a jordania e a siria aproveitaram para expulsar os palestinianos para aquilo que ja estava decidido vir a ser o estado de israel. Isto dava para escrever durante algumas horas, mas com uma mão partida não dá muito jeito :)

  • 21
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows Vista Windows Vista
    1 de Junho de 2010 - 09:09 | Link permamente

    “Mas segundo já li, das dezenas de embarcações que faziam parte da expedição só aquelas seis é que resistiram à ordem israelita para aportar no local pré – determinado para depois a ajuda ser levada (ou não) por terra até Gaza.”

    Marcos, os barcos estavam em águas internacionais. Ali a única lei que valia era a da Turquia, pois os barcos tinham bandeira turca. A autoridade dos israelitas é tanto como se fosses tu ou eu a dizer-lhe para ir para outro sítio, i.e., zero. A diferença entre eles e nós é que nós não temos helicópteros e metralhadoras…

  • 22
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
    1 de Junho de 2010 - 09:32 | Link permamente

    Pois que está em destaque no Radar. :)

  • 23
    paulo
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    1 de Junho de 2010 - 09:42 | Link permamente

    Quem mata um é um assassino, quem mata uns milhões é um conquistador, quem mata todos é um deus.

  • 24
    paulo
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    1 de Junho de 2010 - 09:56 | Link permamente

    Há activistas e activistas. Ou ninguem se lembra da reportagem num canal de televisão das consequencias duma operação de activistas na propriedade legal de um agricultor de milho aqui no algarve, em que se deram ao luxo de rebentar o ganha pão daquela familia? E depois foram condenados pelos tribunais mas ninguem pagou nada e o dono ficou na miséria? Activistas? Deviam ser todos mortos…..desde quando é que a ajuda humanitária é feita por activistas?

  • 25
    Marcos Correia
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    1 de Junho de 2010 - 10:31 | Link permamente

    É verdade Miguel, exageraram e reagiram mal a situação. Nem contexto :)

    E curti foi a malta aqui a esgrimir argumentos com qualidade, sem grandes devaneios como fazem na secção de comentários do Público e JN :P

    Mas mexendo só mais um pouco no passado. Gaza e a Cisjordânia pertenciam ao Egipto e Jordânia respectivamente, e nos 20 anos entre a independência israelita e a guerra dos seis dias em 1967 os países árabes nem se lembraram de formar o Estado Palestiniano. Sinceramente, para mim, o povo palestiniano é uma bola de rugby entre os vários países da região (incluindo obviamente Israel).

  • 26
    paulo
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    1 de Junho de 2010 - 10:42 | Link permamente

    No principio, criou deus o ceu e a terra, e depois separou a agua da terra….e criou deus o homem á sua imagem e semelhança.
    1º Segundo descobertas cientificas, a terra começou a ser povoada na zona africana.
    2ºDeus criou o homem á sua imagem e semelhança.
    Conclusão: os sitios do mundo aonde existem mais guerras são no berço da humanidade feitos por homens iguais a deus.

  • 27
    Pedro
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    1 de Junho de 2010 - 14:09 | Link permamente

    Isto está muito mal explicado. Por um lado, se isto ocorreu mesmo em águas internacionais, Israel fez injustificável acto de agressão (e um valente tiro no pé), mas por outro lado vê-se bem que os activistas não eram nenhuns pacifistas do género ‘salvem as baleias’, pois estavam bem preparados para aquilo. Demasiado bem preparados, e isso cheira-me a esturro.

    “Os soldados estão a ser acusados por uma das organizações envolvidas na operação – FreeGaza – de terem disparado sobre os civis mal puseram o pé no barco


    Balelas! vê-se bem que mal desembarcam cairam-lhe 3 ou 4 mânfios em cima. Chamo a atenção para aos 0:45s um dos manifestantes que malha continuamente com uma barra de ferro um soldado no chão.

    Aqui está o mesmo vídeo, mas com a tradução do que é dito.
    E aqui vê-se um cocktail molotov e até uma granada de choque. Grandes “pacifistas”…..

    E agora vejamos:

    Tb parece que tentaram deitar abaixo um dos helicópteros amarrando o cabo por onde os soldados desciam à antena do navio.

    Espancam e roubam armas a comandos, estão à espera de quê?

    Estiveram mais de um dia a receber avisos para voltarem para trás, ou que aportassem num porto autorizado.

    Isso das águas internacionais é dúbio: Se estiveram mais de 1 dia a enviar-lhes avisos, não será mais lógico esperarem (já q esperaram tanto) que eles entrassem em águas israelitas? porquê esperar tanto tempo para os atacar ainda em águas internacionais, sabendo bem o que isso significa?

    Os ‘pacifistas’ sabiam para o que iam, já tinham barras de ferro, fisgas com um ar todo ‘pro’ e berlindes tudo encaixotado… ou será que isto tb fazia parte da “ajuda”? Além disso toda a gente sabe que é perigoso romper um bloqueio militar, o qual eles sistematicamente ignoraram. Se queriam entregar a ajuda, aportassem no porto de Ashlock (ou lá como é q se chama ;P) por onde toda a ajuda humanitária para Gaza entra.

    Não é para parecer teoria da conspiração, mas parecia estar tudo feito para este desenlace, ninguém é inocente aqui. Não digo que todos os barcos estivessem dispostos a isto, até porque em muitos iam deputados, e este marvi Mara foi o único dos barcos que apresentou este comportamento desafiador; cá para mim houve infiltradores na ajuda humanitária.
    Chego mesmo a pensar se isto tudo não terá sido pensado para denegrir ainda mais a imagem de Israel lá fora (só que saiu fora de controle com os mortos). Lembrem-se que esta é actualmente a arma favorita dos islâmicos: a propaganda, a vitimização deles e a ‘barbárie do Ocidente’, tudo para ‘ocidental ver’. Antes usavam piratas do ar, mas como não obtinham a simpatia ocidental (duh!), começaram a virar os noticiários a favor deles.
    Lembro-me de num bombardeamento no Iraque (que é uma guerra injusta, não é isso que está em causa), via-se uma casa quase sem tecto, uns escombros e um boneco de peluche em cima deles –estavam lá criancinhas, esses assassinos dos americanos–, é o que se pensa logo. Ora numa explosão e consequente desmoronamento, nunca teria ficado um boneco de peluche sentado daquela maneira nos escombros, tão ‘sossegadinho’ e como se nada tivesse ocorrido. Houve ali clara manipulação para atingir os corações do público e virá-lo contra os (neste caso) americanos.
    E para quê isto tudo? porque as imagens televisivas por vezes são a arma mais poderosa que há, e eles sabem disso.

    E a Turquia era melhor estar calada com as bocas de terrorismo e crimes de estado, pois se o 2º Holocausto do séc XX foi o perpetrado aos judeus pelos nazis, o 1º foi o que os turcos fizeram aos arménios na 1ª Guerra: 2 milhões deles eliminados. Não estou a falar em bombardeamentos onde inevitavelmente civis morrem, mas sim em reuni-los como gado, e assassiná-los sistematicamente, à la nazi. E já nem falo nos curdos nem em Chipre….

    Agora pelo que li do lado israelita (admito que parte da informação possa estar tendenciosa, mas o que dizer da que vem de órgãos árabes e turcos?) os soldados usavam armas de paintball pois pensavam q eram manifestantes pacíficos, ainda houve luta durante 1/2 hora e sempre a receberem ordens para não disparar as armas de fogo que detinham para casos extremos, mas a partir do momento em que os outros lhes roubam uma dessas armas reais, aí está o caldo entornado.

    Também há relatos dum soldado q afirma ter visto uma outra arma de fogo. O certo é que alguns deles estão todos partidos, outro perdeu a consciência qd foi atirado para o convés inferior.
    Mas também acho estranho os israelitas dizerem que aí é que começaram a disparar para as pernas, e no entanto terem morrido mais de 10 pessoas. Mas não se iludam um segundo sequer: os outros não são inocentes nenhuns, nem nada que se pareça.

    Uma última achega, se formos a ver bem, em combate corpo a corpo uma barra de ferro pode tornar-se quase tão letal como uma pistola: um movimento rápido de uma delas e imobiliza-se logo o adversário, mais 2 ou 3 bordoadas/tiros e acaba-se logo com ele. Se no caso das barras de ferro for multiplicado por muitos ao mesmo tempo, imaginem… (só para contrariar o argumento de que “eram apenas fisgas e paus”)

    Agora resta saber se foi mesmo em águas israelitas ou não, porque senão muita coisa muda….

  • 28
    Pedro
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    1 de Junho de 2010 - 15:51 | Link permamente

    Se fosse um pais acabado em “istão”, Irão ou Coreias, ou qualquer nação oriental e a resposta internacional seria completamente diferente da a que estamos a assistir, inclusive, já tínhamos os salvadores do mundo, USA a comentar. Assim, nada se passa, como são os senhores de Israel tudo não passará de um incidente sem repercussões.

    Os EUA comentaram, e tb querem um inquérito. Mas não estarás a ver a coisa ao contrário? Se fosse um qualquer país do tipo Egipto, Síria ou outro, tava tudo quieto, “é lá entre eles” ou coisa do género. MAs como é com Israel tá tudo nas ruas a manifestar-se, q grandes assassinos, terroristas, chamem ja´a ONU etc. É o que se chama dois pesos, duas medidas….

    Se te ocupassem o teu País à força e te colocassem em espaços fechados e altamente blindados o que tu farias? Ou não sabes nada da história?

    Mas será que aquilo é mesmo o país deles? para já nunca foi país até recentemente, porque como alguém já disse eles não ficaram logo interessados em formar ali um país. Mas assim que viram que os israelitas estavam a teansformar um deserto num paraíso, aí sim, aí já reinvidicaram o direito às terras.

    E o facto de os palestinianos serem em grande parte emigrantes que foram vindo da Jordania e outros países, nómadas que assentaram ali arraiais? e o facto de pouco depois de ser formada, Israel até concordou com a fundação dum estado palestiniano, e que foi a Jordânia e outros que se opuseram? Isto é que nunca se diz.

    Se quiserem ir pelo caminho histórico, então outro facto é que palavras como Judeia, tribos de Israel, hebreus, etc, etc já existem há muito mais tempo que ‘Palestina’, portanto, de novo, aquela terra é realmente de quem?

  • 29
    Nomad
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    1 de Junho de 2010 - 16:11 | Link permamente

    historicamente os palestinianos andam a ser atirados dum lado para outro por todos os paises da região (e antes pelas tribos que lá viviam) chegando a ser perseguidos e exterminados (à semelhança do que acontece agora com os curdos) durante a parte final do domínio otomano. Durante a segunda metade do sec xx chegou a ser estudada a hipotese de repatriar os palestinianos para os seus paises de origem (de onde tinham sido expulsos nos anos 20 e 30 a partir da formação dos estados que se conhecem hoje como a jordania iraque irão etc) e foi recusada porque pura e simplesmente ninguem os queria de volta. Um pouco como os ciganos deste lado foram sempre mantidos a parte do resto da sociedade, ate terem sido arrebanhados e enviados para a palestina, relativamente poucos anos antes da formação do estado de israel…

  • 30
    Tiago V
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    1 de Junho de 2010 - 17:03 | Link permamente

  • 31
    José
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
    1 de Junho de 2010 - 22:05 | Link permamente

    nao estando a defender nem a condenar o que aconteceu, ate porque me parece que a todos os momentos estamos a saber coisas novas por isso torna-se dificil saber que foi o “bom” ou o “mau” deste caso, mas ainda assim lamentando os mortos, parece-me bastante “ingenuidade” da parte dos humanitarios ou activistas ou que lhe quiserem chamar, acharem que poderiam ignorar os avisos das forças israelitas e que nada lhe iria acontecer.
    e sendo eles uma equipa de paz porque é que estariam tao bem equipados militarmente?
    lembro-me de um ditado: quem nao quer ser lobo nao lhe veste a pele

  • 32
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    2 de Junho de 2010 - 09:23 | Link permamente

    Olá, bom dia,

    Os israelitas não aprenderam nada com o sofrimento que passaram com o nazismo
    Devo pensar que o sofrimento foi pouco ?

    Cumprimentos
    César Oliveira

  • 33
    Tiago V
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 11:00 | Link permamente

    http://videos.sapo.pt/0qTNnYWR5sOs1sd4InhG

  • 34
    Andrade
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows 7 Windows 7
    2 de Junho de 2010 - 12:52 | Link permamente

    Vejam o que nós queremos que vejam…

    Simplesmente isto. Quem é que não dúvida que o vídeo tenha sido adulterado? Eu não duvido!

    Os barcos estavam em águas internacionais, logo Israel não tem o direito de os invadir ponto final.

    Eram barcos que levavam ajuda humanitária para o povo de Gaza e eu reafirmo povo de Gaza, não terroristas.

    Agora vamos à parte mais estúpida da acção de Israel…

    Atacou um barco turco, uma das potências da região. Está enfiada no meio de países hostis e que neste momento não estão nada contentes com esta acção. Já não contam com o apoio total dos EUA e têm a UE e a Rússia no mesmo caminho.

    Ou Seja a posição de Israel neste momento é muito delicada, se o Irão ou mesmo a Turquia resolverem ripostar não sei se algum dos seus amigos se vão se colocar ao lado deles.

    Para os apologistas que os israelitas são uns santos eu sugiro que pesquisem toda a história da Palestina, da criação de Israel, do que se passa em Jerusalém e do domínio dos judeus ortodoxos.

  • 35
    Pedro
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 14:18 | Link permamente

    @Andrade
    Se queriam realmente prestar ajuda, e não protagonismo, então aportassem no porto apropriado para os carregamentos de ajuda, como fizeram os outros barcos, como tem sido feito por toda a gente que *realmente* apenas quer ajudar.

    Agora o video é adulterado? deve ser CGI… deixa-me rir! já agora mete os óculos 3D, és capaz de sentir a ‘profundidade’ das pauladas. Se o vídeo mostrasse os militares a cortartem-lhe os pescoços e a balearem criancinhas, já não seria falso pois não?
    Por falar em criancinhas, havia mesmo crianças a bordo! Mas isto cabe na cabeça de alguém minimamente são???? Levar crianças para uma situação que pode ser potencialmente explosiva ? (e se dependesse só deles, seria mesmo). Aquela gente queria obviamente o martírio, excepto talvez os pateta-alegres dos deputados e prémio nobel que não sei o que é que foram para lá fazer…. ficar na fotografia talvez.

    Já agora este vídeo q alguém já tinha postado aqui, também é falso? É q se for, fónix, os computadores hoje em dia estão mesmo bons……
    Vê na legenda o que é Khaibar, e depois o que a gaja diz no fim. Ainda tens dúvidas das reais intenções deles??

    Quanto às águas internacionais, pela lei do mar, é legal um país se estiver em guerra (neste caso com o Hamas) fazer um bloqueio com base em suspeitas (desde q nao impeça barcos de irem para portos neutros) mesmo em águas internacionais, tb é aparentemente legal revistarem um navio se este romper o bloqueio, (novamente em águas internacionais). Os EUA fizeram-no qd suspeitavam de barcos com droga, os ingleses fizeram na guerra das malvinas, e tem sido feito por outros.

    Confesso que esta lei está numa zona ‘cinzenta’, e não teria custado nada aos soldados esperarem que o barco entrasse nas águas deles (o resultado iria ser exactamente o mesmo, mas sempre poupavam esse embaraço), mesmo q a lei internacional assim o diga.
    Mas como se viu, a ajuda humanitária estava quase toda nos outros barcos. Este q estava munido de armas brancas foi o único que ripostou. Coincidência? não sejam ingénuos, eles queriam isto, aliás todo o propósito da viagem foi este, combater Israel através dos media que só sabem ver para um lado. Se era para ajudar teriam feito como todos os outros fizeram.

    Os israelitas não são santos, mas se pensas que os outros o são, ou que são apenas vítimas……………

  • 36
    com Namoroka 3.6.5pre Namoroka 3.6.5pre em Windows 7 Windows 7
    2 de Junho de 2010 - 14:40 | Link permamente

    @Pedro: o navio não era do Hamas, era da Turquia.
    Concordo contigo quando dizes que não há inocentes: é uma guerra, há muito que a inocência se perdeu em ambos os lados. A informação é uma arma e, dado a superior força militar de Israel, é compreensível que os palestinianos a usem. Eu digo compreensível, não digo que concordo.
    O vídeo é verdadeiro, mas não sei quando começa. Aquele é o primeiro soldado? O vídeo começa do “princípio” ou aquilo é o “meio” que nos é apresentado como o princípio? Não sabemos. Pode ser o décimo soldado a cair-lhes em cima. Não sabemos. Só sabemos o que Israel quer que saibamos: os pobres soldados foram lá e foram barbaramente espancados.
    Insisto: é um navio turco em águas internacionais. A força invasora é israelita. Os ocupantes defendem-se contra uma invasão. Há manipulação dos dois lados, incluindo Israel que quer fazer passar a mensagem ao mundo de que os seus comandos altamente treinados caíram numa armadilha. A sério? Serão os israelitas tão santinhos?
    E diz-me, já agora, se a forma como o navio é abordado sugere intenções pacíficas. Diz-me a tua opinião. Imagina-te dentro do navio e os gajos a caírem do céu para cima de ti. Vais pensar que vêem com as melhores intenções?
    Porque não enviaram alguém para falar com o capitão do navio?

    A história da formação do Estado de Israel é um post que eu estou para fazer há séculos. Tenho centenas de páginas impressas com cenas que saquei da net porque é claro que o assunto me interessa. Os grandes culpados desta situação são, em primeiro lugar, as potências europeias antes da II Guerra Mundial, Inglaterra e França; e com o enfraquecimento destas, a entrada em cena dos EUA. Dá pano para mangas, esta merda.

    Um dia destes tiro umas valentes horas para fazer um post. Vamos lá ver se consigo.

    Não consigo evitar sentir mais simpatia pelos palestinianos. Falo dos palestinianos que são fodidos todos os dias por este Governo de merda que há em Israel, não dos fanáticos terroristas árabes e islâmicos que poluem este planeta. E lembro que muitos activistas pró-palestinianos são judeus israelitas, a maioria jovens.

  • 37
    Pedro
    com Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 em Windows XP Windows XP
    2 de Junho de 2010 - 18:42 | Link permamente

    @Pedro: o navio não era do Hamas, era da Turquia.

    Eu sei, o que eu disse foi que quando um país está em guerra com outro, segundo a lei internacional, pode fazer bloqueios para impedir que outros contactem esse país, neste caso um barco turco chegar a Gaza sem ser inspeccionado. Israel está praticamente em guerra com o Hamas, que é o governo eleito de Gaza. Agora imagina o precedente que se criava, se deixassem passar aquele barco…
    Esta lei tb me faz ‘comichão’ pois parece-me algo abusiva, mas lá está, numa situação de guerra qual seria o país que não faria isto?

    Sim, a informação é uma arma, e o mundo árabe em geral usa-a e muito bem diga-se. Mas o que chateia mais é que usam os nossos próprios media a favor deles, e resulta, e eles sabem-no.

    Outro dia vi um documentário de como uns islamicos (não me lembro se do Irão se da Palestina) demonizavam tudo o que fosse judeu em campanhas de caricaturas quase ridículas de tão infantis e ingénuas, mas perigosas porque aquela gente sem grandes conhecimentos engole tudo o que os líderes lhes impingem. Pois essas caricaturas eram semelhantes em tudo às utilizadas pelos nazis para os judeus. Eu vi-as lado a lado, foi tudo reciclado. E um alemão ex-nazi de baixa patente que estavam a entrevistar disse “é claro que eles caem nesta propaganda, nesta esparrela! Nós caímos, e éramos cultos e educados… agora imaginem eles…”

    O vídeo é verdadeiro, mas não sei quando começa. Aquele é o primeiro soldado? O vídeo começa do “princípio” ou aquilo é o “meio” que nos é apresentado como o princípio? Não sabemos. Pode ser o décimo soldado a cair-lhes em cima. Não sabemos. Só sabemos o que Israel quer que saibamos: os pobres soldados foram lá e foram barbaramente espancados.

    Sim, realmente não se sabe onde começa, por isso ser essencial um inquérito e uma ‘timeline’ do ocorrido.
    É provável que Israel tb manipule qq coisa, mas vÊ la´se os do barco que filmaram soltaram imagens deles a malharem nos soldados forte e feio? de resto, se de facto aconteceu qq coisa antes q despoletasse toda aquela violência, porque é que eles, os principais interessados não filmaram e puseram nos media internacionais? na estação ‘Alzira’ por ex :lol:
    Está tudo em aberto, mas ninguém me tira da cabeça que eles não só queriam aquilo, como estavam preparados para aquilo desde o início. Então a outra até disse que estavam preparados para o ‘martírio’…

    Israel que quer fazer passar a mensagem ao mundo de que os seus comandos altamente treinados caíram numa armadilha. A sério? Serão os israelitas tão santinhos?

    Não são, estão é a ficar tótós, enquanto que os muçulmanos lá aprenderam a dar-lhes a volta e a colocar a comunidade internacional contra eles. Eles já não me parecem da mesma cepa dos que, sendo invadidos por ‘n’ países inimigos em simultâneo, não só os venceram, como ainda ficaram com mais território como espojos de guerra, e tudo em 6 dias! É que não é qualquer um, mesmo tendo recebido apoio logístico dos americanos…

    E diz-me, já agora, se a forma como o navio é abordado sugere intenções pacíficas. Diz-me a tua opinião. Imagina-te dentro do navio e os gajos a caírem do céu para cima de ti. Vais pensar que vêem com as melhores intenções?
    Porque não enviaram alguém para falar com o capitão do navio?

    Não, não sugere intenções pacíficas. E imaginando-me lá seria algo amedrontador. MAs agora também tens que ver o que aconteceu antes: Eles foram avisados durante um dia inteiro (se nao me engano), receberam montes de avisos, se era para ajuda então que fossem para o porto de Ashdod (agora disse bem :D ), senão terão que ser abordados. Repetiram isto sei lá quantas vezes, falaram com o capitão (como sugeriste) por rádio, mas este estava decidido a furar o bloqueio para testar os militares. Claro que às tantas eles abordam mesmo o barco. É de admirar?

    Mesmo assim foram praticamente desarmados, para falar com o capitão e revistar o barco, não iam lá propriamente para violar as mulheres.. :P .
    E teria sido TÃO fácil de evitar isto se os do barco não se tivessem armado em parvos em terem medido forças com os soldados; mas não, porque o objectivo era claramente este. O mais irónico é que parece que se tivessem feito como os outros barcos da frota fizeram, a ajuda teria chegado lá mais rapidamente.

    Eu tenho simpatia por todas as vítimas, mas há que reconhecer que os palestinianos trouxeram parte do seu infortúnio sobre eles próprios, entre outras coisas ao votarem no Hamas e deixarem-se ser estupidificados por este, quando estavam já no caminho certo com o Abbas que já se estava a entender com Israel e tudo. A facilidade com que vociferam ódio também não os ajuda muito, mas eles nem vêem.
    Sabias que quando foi a guerra entre Israel e o Hezbolah no Líbano, muita gente foi morta pelo hamas, por vezes nas ruas, pq não concordava com as ideias dele? Estava tudo distraído a olhar para o Líbano.

    E os Israelitas também são vítimas pois andam a levar com bombas e atentados há décadas, mas aí todos olham para o lado, mesmo qd há uns anos eram atentados mais ‘hard-core’, como bombistas em mercados públicos ou autocarros escolares.

    E agora sendo muito politicamente incorrecto -mas as coisas são para se dizer-, aquela gente é problemática. Há uns 3 anos num campo de refugiados palestinianos no Egipto (que também faz bloqueio à faixa de Gaza, mas disso ninguém fala..), os palestinianos eram convidados lá, mas cedo aquele campo se transformou num depósito de armas contrabandeadas, e quando os polícias egípcios tentaram repôr a ordem e acabar com o tráfico, claro que foram recebidos à bala (lá pensaram que estavam na Palestina). É claro que os policias responderam com força letal numa situação que estava prestes a ficar fora de controlo, e houve mortos.

    Foi reportado nas notícias, mas nada de mais. Agora responde-me pf a isto: e se tivesse sido em Gaza? Todos sabemos a resposta, Israel seria cruxificada na praça pública, tudo a retirar os embaixadores de lá, etcetc…. Porquê? ou melhor, porque o mesmo não se passou com o Egipto? (e tantos outros)
    Não é estar a defender apenas os israelitas, pq quando fazem m3rda tb digo, mas sim esta dualidade de critérios de quando se trata de Israel, em vez de outro qualquer.

    Queres outra? A UE é dos que mais manda(va) ajuda para a Palestina, incluindo a construção de escolas e outros estabelecimentos, além de ficar muito mais do lado deles do que de Israel. Eles ficaram muito agradecidos, “vocÊs não são como os americanos nem judeus”, etc. No entanto qd se começou pela 1ª vez a falar que França ia banir o véu nas escolas, uma multidão desatou a partir as instalações da UE na Palestina (n me lembro se foi em Gaza). Repara, nem sequer foi a França a visada, mas sim a UE. É morder a mão que lhes dá de comer.

    Tenho pena das vítimas, mas por estas e por muitas outras não consigo sentir uma simpatia por aí além por aquela malta em geral.

    Outra das K7 que ouço dizer é que coitadinhos deles que Israel não deixa que tenham um país. Mas entao já não o têm há anos? Presidente Abbas, governo eleito do Hamas, helloo?…

    Já agora, não sou judeu, e acho q nem gostaria de o ser… deve ser tramado ser-se o alvo, o saco de pancada favorito do mundo. Mas admiro a sua tenacidade, o facto de serem bem sucedidos mesmo nas circunstâncias mais difíceis, em suma de serem uns sobreviventes, quer o mundo goste disso ou não.

    Eles apenas querem existir como nação, já que existem desde há muito como povo, cultura e religião (e de certa forma já existiram como país, lá para a Judeia, onde os romanos tinham umas legiões e que ‘por acaso’ até fica onde eles estão agora)

    Desculpa lá o longo texto, e cá espero esse novo post sobre o Estado de Israel ;)

  • 38
    A Verdade Doi
    com Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
    3 de Junho de 2010 - 13:44 | Link permamente

    por acaso todos os que aqui acima comentaram demonstraram desconhecer as lei internacionais de conflitos e mais especificamente sobre aguas internacionais.

    67. Merchant vessels flying the flag of neutral States may not be attacked unless they:

    (a) are believed on reasonable grounds to be carrying contraband or breaching a blockade, and after prior warning they intentionally and clearly refuse to stop, or intentionally and clearly resist visit, search or capture;
    (b) engage in belligerent acts on behalf of the enemy;<
    (c) act as auxiliaries to the enemy s armed forces;
    (d) are incorporated into or assist the enemy s intelligence system;
    (e) sail under convoy of enemy warships or military aircraft; or
    (f) otherwise make an effective contribution to the enemy s military action, e.g., by carrying military materials, and it is not feasible for the attacking forces to first place passengers and crew in a place of safety. Unless circumstances do not permit, they are to be given a warning, so that they can re-route, off-load, or take other precautions.

  • 39
    Carlos Afonso
    com Google Chrome 5.0.342.9 Google Chrome 5.0.342.9 em GNU/Linux GNU/Linux
    4 de Junho de 2010 - 12:21 | Link permamente

    Os politicos israelitas foram completamente inaptos quando se decidiram pelo bloqueio dae Gaza, a essa tremenda nescidade politica juntaram agora o assalto à frota e o seu desvio para território israelita. As causas primeiras deste ataque decorrem do tal bloqueio estúpido. O argumento de que a frota era uma provocação política é correcto é isso que são todas as manifestações de protesto (levar ajuda humanitária era só um efeito colateral desse mesmo protesto) e era no campo político que deviam ser encontradas as respostas para essa manifestação de protesto (que até poderia passar por organizar “espontaneamente” uma frota para levar ajuda humanitária para os curdos turcos ou os gregos cipriotas). Ao tomar uma provocação politica por um acto de agressão à soberania do estado de Israel vê-se como as actuais lideranças políticas israelitas são idiotas, podendo mesmo colocar o país no caminho de um fascismo mais ou menos declarado (quando se é incapaz de distinguir a provocação política da acção contra a soberania tudo pode ser tratado como crime contra a segurança do estado …).
    A acção militar dicidida, em vez de simplesmente usarem diferentes meios para bloquear a passagem (bloqueios electrónicos, nuvens de fumo e uma infinidade de outros meios para os retirar de cena) também parece ter sido uma completa burrice.
    Resumindo, uns não são tão anjos e os outros são uns pobres de espírito completos

  • Dizer NÃO à taxa