→ 01/02/2008 @17:16

Cinco meses sem fumar

Há mais de cinco meses que deixei de fumar e ainda hoje sinto ânsias de acender um cigarro. Por paradoxal que pareça, está a ser mais difícil não fumar agora do que nos primeiros dias. E o pior é que esta ansiedade é puramente psicológica, dado que a ressaca física da nicotina, segundo dizem os médicos, é moderada e desaparece em três dias.

Uma parte do cérebro garante que se eu acender um cigarro serei recompensado com uma sensação de prazer indescritível; a outra parte, por enquanto vencedora, diz-me que esse prazer indescritível é apenas a sensação de alívio por ter finalmente acalmado o vício. Meter fumo e alcatrão dentro dos pulmões não pode ser uma opção racional para ninguém, mas estamos tão agarrados ao cigarro que nos deixamos levar por qualquer ilusão.

Há quem consiga fumar um, dois, três cigarros por dia com a parcimónia e descontracção descomprometida com que bebe um, dois, três copos de vinho à refeição – esses, creio, são uma minoria. O meu caso é semelhante ao de um alcoólico: se fumar um cigarro, voltarei a fumar vinte. Posso inventar todas as desculpas que quiser para me convencer do contrário. Posso fazer um compromisso de honra em como agora já sou capaz de fumar apenas dois ou três por dia e usufruir do melhor dos dois mundos: o fumo e a desintoxicação.

Pensem bem: só um agarrado poderá tirar sentido de um objectivo que consiste em conciliar, nos mesmos pulmões, fumo e desintoxicação. É obviamente contraditório, mas recusamos assumi-lo como tal.

Se existissem reuniões periódicas de Fumadores Anónimos não me causaria estranheza. Posso imaginar-me a subir a um palanque, encarar uma plateia de ex-fumadores como eu e anunciar, orgulhoso: «Olá, pessoal. Chamo-me Marco e já não fumo há cinco meses». E a malta aplaudia, reconhecendo o esforço e alimentando a minha força de vontade. Mais ou menos como a gente vê nos filmes.

Uma vez acendido o primeiro cigarro, mesmo que nos saiba mal, estamos em sérios riscos. Conheço um tipo que deixou de fumar há seis anos e ainda hoje recusa assumir-se como não-fumador: «Eu sou um fumador que toma todos os dias a decisão de não fumar». Frase sábia. Síntese perfeita do dilema de quem deixou de fumar mas não conseguiu esquecer o tabaco.

Quem nunca fumou um cigarro na vida tem alguma dificuldade em entender a ansiedade psicológica do fumador: desvaloriza-o, toma-o por fraco ou estúpido e, depois, trata-o como tal – basta ver os fundamentalismos que esta nova lei atiçou.

É uma atitude errada, porque só apelando à inteligência e ao orgulho do fumador é possível fazer com que ele encare seriamente a possibilidade de deixar de fumar. Não vale a pena falar-lhe dos riscos – isso ele está farto de saber. Aliás, falar-lhe disso é convidá-lo a acender um daqueles cigarros nervosos. O fumador vive numa zona cinzenta e o que precisa, acima de tudo, é de quem lhe mostre, com compreensão e benevolência, toda uma paleta de cores se largar o tabaco.

É inútil (e feio) espetar-lhe um dedo acusador ou tratá-lo como se fosse um atentado à saúde pública ou fonte de poluição: o mundo não precisa de fumadores mas também dispensa mais nazis.

44 comentários

  • 1
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Mac OS X Mac OS X
    1 de Fevereiro de 2008 - 17:35 | Link permamente

    Mais um euro para mim.

    A sério, andar pelos blogs a ler posts sobre fumar, tabaco, fumadores, etc e não encontrar a palavra “fundamentalismo” começa a ser deveras raro.

    E se eu recebesse o tal euro sempre que vejo a palavrinha… ai que rico que eu já estava.

  • 2
    com BonEcho 2.0.0.12pre BonEcho 2.0.0.12pre em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 17:39 | Link permamente

    Xi. Uma palavra que não se deve dizer sob pena de a mensagem já não prestar. Ui Ui. Ora bem, então o que te enriquece é andar à cata dos mensageiros e não dos fundamentalistas, é isso? :twisted:

  • 3
    com Safari 3.0.4 Safari 3.0.4 em Mac OS X Mac OS X
    1 de Fevereiro de 2008 - 17:50 | Link permamente

    Olá, sou o Miguel e não fumo à 1 mês.

    Comparto a opinião e a experiência. Não são os 5 meses, mas todos os dias sinto-me tentado a acender um cigarro. Quando mais me custa pessoalmente é depois das refeições, em que um cigarrinho era sagrado. Mas sou consciente também que se neste momento pego num cigarro volto a fumar.

  • 4
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 18:10 | Link permamente

    olá,

    Eu tb já la vai um mês… continua a apetecer-me um cigarro como raio !!!

    Quando me perguntam se já não fumo costumo responder que “ando a evitar…”

    que a força vos acompanhe !

  • 5
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Mac OS X Mac OS X
    1 de Fevereiro de 2008 - 18:29 | Link permamente

    Não, nada disso… a mensagem passa na mesma. Mas a palavra fundamentalista faz-me impressão.

    E porquê? Porque nunca fumei e sempre que falei sobre o assunto do tabaco e o quanto me incomoda (o que é, apenas, verdade), levo logo com o rótulo de fundamentalista.

    Coisa que não sou. Se fosse, achava que ninguém deveria fumar nunca sob pena de morte (imediata, portanto). Eu cá só quero que não fumem perto de mim, mais nada.

    Talvez existam fundamentalistas por aí, mas se rotularmos todos os não-fumadores que se dignem a mandar uma boca de “fundamentalistas”… a palavra perde o singificado.

  • 6
    Alfredo Caiano Silvestre
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 18:02 | Link permamente

    Caro Marco

    Sábias palavras as de que quem diz “Sou um fumador que todos os dias toma a decisão de não fumar”. Subscrevo-o sem a menor hesitação. Também eu estou nesse grupo, os que tendo tomado a decisão de não fumar a vão reavivando em cada dia que passa. E igualmente sinto o apelo do cigarro a que tento ir resistindo.

    Se outra não fosse, a motivação de descobrir todos os dias o renovar de um sentido é, para mim fundamental. Descobri passados alguns meses que havia cheiros que tinha esquecido. Descobri que havia sabores redescobertos. Que havia novos sabores. Descobri o prazer de não sair da cama a tossir como se não houvesse amanhã, a chegar ao cimo de uma escada com o vigor de um caramelo de cinquenta anos (está-se a rir quem não sabe que eu chegava lá com o esforço enorme de um coração que tinha para aí cento e trinta anos!).

    E é óptimo descobrir de novo os cheiros. Pense só no que vai ganhar quando cheirar com nariz de cheirar alguém que lhe é querido.

    Dia 6 de Março completar-se-ão 5 anos sobre a queima do meu, por enquanto, último cigarro. Não é fácil, Marco, mas é atíngivel e é, certamente, muito saboroso e oloroso.

    Cumps

  • 7
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 19:08 | Link permamente

    Eu gosto de fundamentalistas, a verdade e que eles acabam por estar correctos em (quase) tudo o que dizem sobre o tabaco. Eu proprio me sinto dentro do grupo dos fundamentalistas, contra o tabaco e afins. Nao por mim que sou um fumador compulsivo, fumo e nao consigo dizer hoje nao fumo, porque simplesmente ainda nao me encaixou na ideia o “deixar de fumar” felicito voces que ja o conseguiram, aplaudo os fundamentalistas porque eles tem razao. E e nessa base que me baseio, se fumo e para mim e para mais ninguem, sou egoista e so quero o fumo para mim por isso tento respeitar todos os outros (excepto aqueles que me fazem companhia claro). Mas, e tao bonito viver num pais onde nao se pode fumar em absolutamente lado nenhum que seja coberto, sou claro obrigado a respeitar todos e mais alguns, e ainda bem que assim e. Por isso que sou contra a lei do tabaco em Portugal, nao por proibir, mas sim porque nao proibe em suficiente quantidade. Parabens nao fumadores!
    vou acender um cigarro.

  • 8
    com Konqueror 3.5 Konqueror 3.5 em GNU/Linux GNU/Linux
    1 de Fevereiro de 2008 - 19:11 | Link permamente

    Se deixarem de fumar muitas vezes fica fácil fumar um de vez em quando.
    Pelo menos para mim que cheguei a fumar 2,5 maços por dia.

  • 9
    Vasco
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 19:44 | Link permamente

    Este e’ o post que eu gostaria de ter escrito – identifico-me completamente com ele. Deixei de fumar ha quase 5 anos (1796 dias, but who’s counting? mas nao me sinto um nao-fumador. Sou simplesmente um fumador que ja nao acende um cigarro ha quase 5 anos. Ainda nem ha 5 minutos senti uma vontade de acender um e dar uma longa passa…

  • 10
    vera
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 20:03 | Link permamente

    Boas,

    Gostei muito de ler o teu post. Deixei de fumar há 1 mês e custa imenso. A verdade é que me identifiquei com as tuas palavras: a tal situação tipo “fumadores anonimos”, sabermos que o nosso caso não é unico e que a luta é constante.
    Obrigado

  • 11
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 20:38 | Link permamente

    LOL

    Eu gostava de fumar só para ter o prazer de deixar de fumar

    ?

    Se fumasse não era um prazer deixar, caro César, lamento informá-lo!

    Agora vou ali exercer a minha liberdade, na qualidade de não reclusa, e dar uma longa e deliciosa passa…
    Ah! Só faltam cinco dias para passar a pertencer ao clube, Marco! Sempre disse, aos 26 deixo…

  • 12
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 20:55 | Link permamente

    Faz os possíveis e impossíveis para não tocares nisso.

    Faz assim: Manda o tabaco que tens em casa e manda pela janela tudo, depois pensa que está a chover muito lá fora e que está frio, e embrulha-te na cama nas mantas!

    Não sais de lá.

  • 13
    anaeugenio
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 21:00 | Link permamente

    viva Marco :mrgreen: (aplausos) com compreensão e benevolência posso dizer-te que o que torna difícil não fumares é o facto de estares a obrigar-te a uma abstinência. e tens todo o mérito. no entanto ainda não resolveste nada, estás apenas a controlar-te. a razão porque começaste a fumar está esquecida. o tabaco (como todos os vícios) surge como uma forma de compensarmos algo (timidez, ansiedade, necessidade de ser aceite, etc). só se torna fácil quando se trabalha o que originou os vícios. lembra-te: porque é que começaste a fumar? que sentimentos estavas a gerir na altura? o que é que o tabaco veio substituir? se está por resolver, o sentimento de abstinência prevalece. a tua paleta de cores é real, é tudo aquilo que podes aprender a valorizar em ti quando encaixares as peças do puzzle :wink:

  • 14
    César Oliveira
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 20:19 | Link permamente

    Olá, bom dia,

    1º a lei não é fundamentalista nem fascista nem comunista, a lei é justa e preserva a saúde dos não viciados.

    2º Se quiserem fumar, fumem, matem-se, mas não matem os não viciados

    3º Um viciado é um prisioneiro, um não viciado é uma pessoa que tem liberdade

    4º Sempre digo: “Eu gostava de fumar só para ter o prazer de deixar de fumar” mas o tabaco é asqueroso.

    Cumprimentos

  • 15
    orlando sousa
    com Safari 3.0.4 Safari 3.0.4 em Mac OS X Mac OS X
    1 de Fevereiro de 2008 - 23:07 | Link permamente

    Sou um ex-fumador (deixei em 1998 depois de 22 anos a maço e meio por dia), e acho que quem quer fumar deve ter todo o direito de o fazer, e nos mais variados locais,(excepção para os óbvios-certas áreas de hospitais, certas áreas de escolas, etc.) desde que os outros não se sintam incomodados.
    :mrgreen:

  • 16
    Nuno Lorga
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    1 de Fevereiro de 2008 - 23:39 | Link permamente

    Para começar deixa-me dar-te (penso que posso tratar por tu, afinal estas coisas da net esconde idades e credos) os parabéns por este blog e não podia deixar de fazer o meu 1º comentário a um assunto que me toca, deixei de fumar sensivelmente à 3 meses e sofro dessa tal ânsia de pegar num cigarro e dizer que é só 1 (ao qual sei perfeitamente que não será apenas 1) e também a mim me custa mais não o fazer agora ao fim de meses do que nos 1ºs dias em que deixei de fumar.

    E não posso deixar de aplaudir essas ultimas frases!! :)

  • 17
    PJGM
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows Vista Windows Vista
    2 de Fevereiro de 2008 - 00:17 | Link permamente

    Parabéns pelos 5 meses sem fumar.
    Eu sei que nesta altura ainda deves sentir necessidade de fumar.

    No dia 23 de Janeiro fez 1 ano que deixei o tabaco, ainda me lembro de vez em quando, mas raramente, nada de grave.

    Para os que estão a deixar, força :wink:

  • 18
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    2 de Fevereiro de 2008 - 01:26 | Link permamente

    Meu caro, no dia 19 de Outubro fez sete anos que deixei de fumar. Não me lembro de ter ultrapassado o maço diário, por vezes até menos. Sendo um técnico de saúde apenas tinha alguns intervalos durante o dia para o vício.
    Ao fim destes anos, não passa um único dia que não dê por mim a pensar, “o que ia agora era um cigarrinho”.
    Muito difícil de vencer esta batalha mas perfeitamente possível.
    Força.
    :smile:

  • 19
    Jorge Santos
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows Vista Windows Vista
    2 de Fevereiro de 2008 - 02:34 | Link permamente

    A caminho do 2º maço dou comigo a pensar, é desta se tinha dúvidas terminaram, sem ‘ismos’
    enquanto sentir o prazer que é aspirar profundamente uma baforada dos tais milhão e tal de partículas nocivas contidas num cigarro não deixo o vício.
    É uma opção pessoal de quem sempre tentou separar as águas.
    A Baco a luxuria e a bebida, a César pertence claro está todos os ‘gladiadores do fumo’.
    Avé; Nós os que vamos morrer te saúdam.
    Com Fumo claro…
    Fonte inspirativa –> The Best
    Of Gene Loves Jezebel; Voice In
    The Dark. :shock:

  • 20
    com Firefox 2.0.0.10 Firefox 2.0.0.10 em Fedora 8 Fedora 8
    2 de Fevereiro de 2008 - 12:38 | Link permamente

    Já lá vão muitos e penosos anos.
    De vez em quando faço um teste apenas para ver qual a reacção. No final sai reforçada a vontade de não continuar.
    Pode parecer estranho mas no momento seguinte assalta-me uma ideia do tipo:
    -Como é que andei agarrado a isto!?

    Ou algo do género.

    @braço e dedico-te estas singelas linhas:
    “May the force be with you. It’s an energy field created by all living things. It surrounds us and penetrates us. It binds the galaxy together.”

  • 21
    com Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
    2 de Fevereiro de 2008 - 19:11 | Link permamente

    “1º a lei não é fundamentalista nem fascista nem comunista, a lei é justa e preserva a saúde dos não viciados.”

    Caro Cesar Oliveira, a lei nao e nada disso, apenas nao e a suficiente, o correcto seria proibir em todos os lugares. Por isso a lei nao e justa..

    e olhe que sou fumador…

  • 22
    CAMG
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    3 de Fevereiro de 2008 - 00:01 | Link permamente

    Boa noite.
    Também eu deixei de fumar, já não sei há quantos anos. Palavra de honra, que não me lembro quando deixei de fumar. Mas foi, seguramente, há mais de set anos. Também para mim foi difícil. Usei um truque simples: sempre que me apetecia um cigarro (aindo hoje tenho saudades do tempo em que fumava), dizia para comigo que AQUELE, não ía fumar, tendo a certeza de que no minuto seguinte já o teria esquecido. E isso acontecia vinte vezes por dia… até se transformar numa recordação.
    Para os candidatos a não fumadores, deixo aqui um aviso: estejam SEMPRE atentos, mesmo que já tenham passado anos, e atenção ao “vício de mão”!!! É importante ter as mãos ocupadas! Quando a vontade for grande, ocupem as mãos! E a cabeça!
    Foi assim que venci… 2 vezes :mrgreen: Força, Marco! Um cigarro de cada vez.

  • 23
    Eduardo
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    3 de Fevereiro de 2008 - 00:29 | Link permamente

    Devo dizer que a gota de água para me motivar a deixar de acender cigarros foram os testos no bitaites e a sugestão do livro do Allen Carr.
    E o que mais me impulsionou foi o facto do autor achar, como eu achava, que isso seria uma tarefa hercúlea e impossível, e afinal se revelar bem mais fácil…
    Deixei de acender cigarros há um mês. Por vezes ainda me lembro que seria agradável fumar um cigarro. Mas não é nada de especial. Bebe-se um copo de água ou inventa-se outra coisa qualquer para esquecer.
    Acredito que com o tempo cada vez nos lembraremos menos e com menos vontade.
    A nova lei é repressiva, mas tenho que reconhecer que também foi uma ajuda, embora no que diz respeito a locais de divertimento devesse ser mais flexível.

  • 24
    com Safari 3.0.4 Safari 3.0.4 em Mac OS X Mac OS X
    3 de Fevereiro de 2008 - 01:37 | Link permamente

    Porque é que há tanta gente que deixou de fumar há um mês :wink: ?
    Pois eu pareço ser um caso à parte. Deixei de fumar em Novembro de 2005 (2 anos) e não me custou nada (se me custasse não tinha deixado: não sou pessoa de fazer sacrifícios). E fumava entre 1 e 1/2 e 3 maços por dia. De lá para cá já fumei 5 cigarros e não me deu vontade de recomeçar. O ultimo deu-me foi uma dor de cabeça…
    Provavelmente é uma questão de sorte (porque nem eu estava com grande vontade de deixar – nunca tinha sequer pensado – ou tentado – em deixar apesar de já fumar há 22 anos), mas calhou-me a mim!

  • 25
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    3 de Fevereiro de 2008 - 20:13 | Link permamente

    Parabéns a todos os que estão nesta luta para deixar o tabaco. Estando a poucos dias de completar um ano sem fumar, passei já pela situação descrita acerca dos picos de desejo de voltar a fumar. No decurso do meu processo de desabituação, como forma de catársis, fui escrevinhando umas notas sobre as minhas reflexões na luta contra o dito.
    Fui procurar e lá estava o texto que colo a seguir em que disserto sobre a situação de que o Marco fala. Se, eventualmente, for útil para alguém, tanto melhor.

    “O nossso estado de espírito oscila de forma cíclica o bom e o mau humor, sempre à procura da homeostasia.
    Quando a balança se inclina para o lado negativo ou, como diz a cantiga do Rui Veloso, quando “parece que o mundo inteiro se uniu pra me tramar”, procuramos de imediato uma explicação que não tardamos em encontrar. E a explicação da nossa infelicidade está ali, mesmo à mão de semear, pronta a ser usada como bode expiatório de todas as nossas mágoas. Se está muito calor ou muito frio já se sabe o motivo do nosso mau humor, se mudámos de país, a culpa é da desadaptação ao novo país, se mudámos de emprego idem, se fumávamos e deixámos de o fazer a culpa é da abstinência, se deixámos de comer chocolate já se sabe de quem é a culpa.
    Constata-se que geralmente estamos enganados na explicação que encontramos. Basta ver que, se retomarmos o velho hábito a que atribuímos a nossa infelicidade, o mal estar não irá desaparecer e iremos sentir-nos ainda pior que antes, agora com mais um motivo – o de termos fraquejado.
    Mas, mesmo que, conscientemente, saibamos onde está a verdade e que a nossa mente nos está a pregar partidas, fazemos batota e arranjamos desculpas esfarrapadas para justificar a nossa decisão de acatar a forma menos adequada de reequilibrar a homeostasia.
    Se não formos imparciais e rigorosos na luta interna que se estabelece entre as várias instâncias da nossa mente, acabamos por alimentar e acatar a decisão daquela que sabemos ser a instância inferior e, por sinal, a que pior nos aconselha na resolução do nosso problema.”

  • 26
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    3 de Fevereiro de 2008 - 21:00 | Link permamente

    E se quiseres mais posts com esta quantidade de comentários recomendo Maddie McCann ou religião.

    :)

    Já tenho o livro do morto, mas só quando quiser deixar de fumar é que leio. Não quero deixar de fumar agora, para não alimentar as estatísticas da lei idiota e fundamentalista ($$$ mais 1€ para o macaco).

  • 27
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows Vista Windows Vista
    4 de Fevereiro de 2008 - 01:25 | Link permamente

    Olá. Eu sou o Pedro e já deixei de fumar há 3 anos, um mês e uns quanto dias… Upss. Pois. Tu já sabias…

  • 28
    Kanhas
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows Vista Windows Vista
    4 de Fevereiro de 2008 - 00:54 | Link permamente

    Eu sou um dos que fumava 2 a 3 cigarros por dia. Mas mesmo assim deixei de fumar há mais de 1 ano. Relativamente à nova lei, sou completamente de acordo com ela, visto que a maioria dos fumadores, não respeita os não fumadores e por causa de uns pagam os outros, como em tudo na vida. De fundamentalista (parece uma palavra muito na moda agora, neste e noutros temas), não vejo nada. Se eu vou a um café ou a um restaurante e não prejudico a saúde de ninguém, porque raio alguém há-de prejudicar a minha e principalmente a da minha filha?

  • 29
    com BonEcho 2.0.0.12pre BonEcho 2.0.0.12pre em Windows XP Windows XP
    4 de Fevereiro de 2008 - 15:16 | Link permamente

    Parabéns Pedro :mrgreen:

    E à malta que comentou, obrigado pela força. :razz:

    @César Oliveira: Eu nunca escrevi que a lei era fundamentalista, mas que podia provocar reacções fundamentalistas (já para não falar de uma certa superioridade moral do não-fumador sobre o pobre desgraçado que fuma, e que me irrita bastante). A lei em si parece-me justa e equilibrada porque tenta salvaguardar os direitos de quem fuma enquanto protege os de quem não fuma. E a sua última frase é incompreensível. Não faz sentido nenhum. Diz que gostava de fumar só para ter o prazer de deixar de fumar? Mas ainda não compreendeu que, na mente de um fumador, o prazer está precisamente em fumar? Se fosse assim, toda a gente deixava de fumar de um dia para o outro.

    @Jorge Santos: não percebi. Isso é orgulho por fumar quase dois maços por dia? Que não se sinta mal por fumar, tudo bem, é consigo; mostrar orgulho parece-me um bocado forçado.

  • 30
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    4 de Fevereiro de 2008 - 18:07 | Link permamente

    Ora aqui está um excelente post que todas as pessoas que estão a tentar deixar de fumar, ou até mesmo que fumam, deverão ler.

  • 31
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Ubuntu 7.10 Ubuntu 7.10
    4 de Fevereiro de 2008 - 20:31 | Link permamente

    Nunca fumei.É uma questão de opção pela saúde.Sem entrar no mérito. Aguenta firme e verás que é muito melhor não fumar.
    Abraço.

  • 32
    Torres
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    5 de Fevereiro de 2008 - 12:40 | Link permamente

    Tá bem!
    Eu deixei de fumar em 1999 (31-12-1999).
    Parei de vez. Não fiz planos, não andei a pensar em deixar de fumar. Foi assim. De repente zás!
    Fiquei com tabaco no bolso e pensei que mais tarde, podia, se calhar… não. Até agora nada!
    Fiquei com falta de qualquer coisa. Qualquer coisa para mexer, para pôr á boca. Depois passou.
    Hoje sinto que sou um bocadinho mais livre!

  • 33
    Tasha
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    6 de Fevereiro de 2008 - 11:06 | Link permamente

    Oi.
    Eu fumo. Há 18 anos, sensivelmente. À sério, acho que faz 15 anos.
    Sou daquelas que fuma pouco, no máximo 5 cigarros por dia.
    Deixei de fumar quando soube que estava grávida. Sem stress, sem problema, sem confusão. Rodeada de fumadores por todos os lados. Não me custou, palavra. Tinha vontade e motivação para tal.
    Depois da licença de parto voltei a trabalhar (sim, que a menina precisa trabalhar, infelizmente!). E foi o descalabro! Voltei a fumar.
    Primeiro só um cigarrinho depois das refeições. Já fumo novamente entre 3 a 5 por dia.
    Consigo deixar de novo? Talvez. Se tiver a tal motivação.
    Por isso, dou os parabéns a quem conseguiu e não voltou a cair em tentação. :oops:

  • 34
    Samuel
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    6 de Fevereiro de 2008 - 11:35 | Link permamente

    Olá a todos. 1ª mensagem no blog :smile:

    Aqui está mais um testemunho de quem, com 33 anos e ao fim de 17 anos na condição de fumador, decidiu terminar de vez com o “espetanço” de fumo para entupimento do corpo e da alma (17-20 cigarros/dia) :grin: . Parei no dia 2008-01-29 – último cigarro – 08h da manhã), pelo que o meu corpo e a minha mente ainda está a processar a decisão… Não estou a utilizar quaisquer substitutos, apenas pelo facto de que não devo sentir a paragem como um enorme sacrificio, mas antes uma congratulação por ter parado . Para esta atitude, ajudou-me enormemente a leitura do livro de Allen Carr – O Método Simples Para Deixar de Fumar. Estou a atravessar uma “ponte” necessária, desejável e atingível. Ao fim de uma semana já sinto um novo vigor físico, um novo sentido de paladar e cheiro (que diferença!), o que me dá ainda maior motivação :wink:

  • 35
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Windows XP Windows XP
    6 de Fevereiro de 2008 - 12:24 | Link permamente

    já pensei algumas vezes deixar de fumar (é dinheiro mal gasto, fode a saúde toda, etc, etc… os motivos são mais que muitos…) mas nunca decidi acabar com o vicio. a vontade de continuar a ter prazer com as minhas “señoritas” ainda é grande.
    :)
    não sei o que será estar 5 meses sem fumar… mas parece-me que é algo que nunca conseguirei fazer… e admiro as pessoas que conseguem fazer algo que eu nunca serei capaz. agora que os primeiros 5 meses já se consumiram, há que celebrar os 6 meses, os 7 meses, até ao dia do primeiro aniversário, para que daí em diante já só penses nos anos… que levas sem fumar.
    :)

  • 36
    rosa
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    6 de Fevereiro de 2008 - 14:18 | Link permamente

    Não acrescentava nem retirava uma só vírgula…
    Não acendo um cigarro há quatro meses e 5 dias…

  • 37
    com Firefox 2.0.0.11 Firefox 2.0.0.11 em Mac OS X Mac OS X
    6 de Fevereiro de 2008 - 19:47 | Link permamente

    Ka-chiiiing! :)

  • 38
    Dirceu
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    22 de Fevereiro de 2008 - 02:10 | Link permamente

    Perfeito!!!!!!!!!! Não fumo há 28 dias. Abraços

  • 39
    tabacoparanaofumadores
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    5 de Abril de 2008 - 12:56 | Link permamente

    Olá :wink:

    Cheguei aqui agora e porquê?
    Deixi de fumar. Há umas 100 horas. :mad:

    N sei se já viram o coffee&cigarretes… Há uma parte em q o Tom Waits diz para o Iggy Pop: agora que já deixamos de fumar não há mal nenhum em acender um cigarro.

    That’s how i feel :shock:

  • 40
    buda
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    22 de Abril de 2008 - 19:03 | Link permamente

    Oias :cool:

    realmente devo ser o mais recente nessa coisa de não fumar pois comecei só agora comecei a fase do XANAX :lol:

    Não… agora a sério há 17 horas que num fumo. Num sei se se irão converter em 170 000 horas a ver vamos. Já deixei várias x´s e sempre voltei a fumar. No meu caso já nem considero fumar um vício para mim fumar sempre me deu imenso prazer, só tenho pena que cause alguns disturbios à saúde e por isso se não se consegue deixar de x ao menos que façamos estas pausas para o organismo se poder renovar.

    Por uma questão de educação sempre respeitei quer os não fumadores quer os fumadores e é por isso que não consigo compreender o que o legislador teve em mente ao criar um diploma tão agressivo.

    Bom … isto foi a opinião de um desertor do Tabaco: definitivo ??? vamos ver :grin:
    Cumps.
    Buda
    Ps: se daqui a 8760 horas ainda não fumar virei cá contar a experiência :smile:

  • 41
    ELHIJODEHIJO
    com Firefox 2.0.0.14 Firefox 2.0.0.14 em Windows Vista Windows Vista
    7 de Maio de 2008 - 19:36 | Link permamente

    Tô desde domingo sem fumar, será que aguentarei?

  • 42
    Buda
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    9 de Maio de 2008 - 13:28 | Link permamente

    claro que sim :D é tudo uma questão de muita água, muito exercício, muita confiança, alteração de alguns hábitos e acima de tudo muita força de vontade (coisa pouca :twisted: )

    Para mim que decidi fazer uma pausa no passado dia 22.4.08 tem ajudado essencialmente falar no assunto com outras pessoas, beber 2 L de água diariamente, e fazer exercício físico diário pois este é completamente incompatível com o fumo 8) Doutra forma já tinha, concerteza voltado a fumar :)

    Não sei quanto tempo irei aguentar :oops: mas para ser franco prefiro não colocar o problema nesses termos 8)

    Das vezes que deixei de fumar durante algum tempo retive que o que é verdadeiramente importante, pelo menos para mim, é a troca de ideias e experiências que cada um tem ao iniciar esta herculea tarefa. Com essa troca de impressões ficamos pelo menos mais habilitados a lidar com a nossa intenção.

    Cumps.
    Buda
    Ps: Uma coisa que ajudaria, concerteza, era haverem umas salas de chat, para os ex-fumadores 8)

  • 43
    Buda
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    30 de Abril de 2009 - 17:59 | Link permamente

    Boas :)
    Pois é conforme tinha dito se conseguisse passar as 8760 horas sem fumar vinha cá dizer e, num é que já estou a escaças horas das 9000 e… sempre sem fumar :)
    Tenho conseguido resistir o que é óptimo como?? troquei esse vício por outro, qual ??? o exercício físico à séria ;)
    É muito bom e recomendo :)
    A todos os que estão a tentar a minha palavra de incentivo … acreditem que vale a pena :)
    Cump.s
    Buda

  • 44
    Maximus
    com Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    2 de Maio de 2009 - 00:53 | Link permamente

    Bem pessoal, acima de tudo quero agradecer a todos que de forma intencional ao não, referem o facto de deixar e fumar, uma vitória, pois, porque não esqueçamos, que aqueles que nunca fumaram, podem ser prejudiciais na analise de aqueles que deixaram de fumar e naqueles de que ainda fumam, que olhem de forma não fundamentalista, mas sim de entendimento e introspecção pessoal do porquê e de como começaram a fumar.
    Bem, mas na minha óptica e sobretudo o mais gratificante e agradavelmente extraído destes textos que li de forma afincada, foi os relatos de pessoas abnegadas e zangadas com o que o fumo lhes fazia, mas que como um demónio as entorpecia e as viciava, não as deixando acordar e nalguns casos dormir em algumas ocasiões, devido ao excesso e as vezes falta de nicotina.
    Também vou fazer cinco meses sem fumar, deixei dia 08-12-2009, devido a uma colossal dor de dentes, o nosso amigo e conhecido dente do cizo, o qual me deu juízo, mas enquanto e com uma dor de morte desesperada e de angustia incessante e estrondosa, aliada desculpem o termo, com uma baba involuntária, desloquei-me a uma unidade hospitalar, na cidade de Lisboa e chegado ao local, sem tardia, fui colocado numa cadeira e com uma intravenosa para fazer cessar as minhas ininterruptas dores macabras, foi me administrado um produto que já não me recordo.
    Agora, vcs devem se questionar, tanta conversa e este não diz o que o levou a terminar até ao momento com o vício, eu vou vos relatar o que me levou a deixar de sentir aquele orgasmo de fumo interno que nos vicia e adúltera.
    Portanto, não querendo ferir susceptibilidades, e enquanto me era ministrado o tal medicamento para parar com a dor de dentes, e como eu estava num hospital devido ao dia e hora tardia, nesse momento entrou um individuo o qual era visível e notório a sua cara de fumador, com uma mascara colocada no rosto, e com grandes dificuldades de respirar.
    Ora a escassos metros do mesmo e com a médica a questionar dados relativos aos seus hábitos diários, não foi necessário a SRº da Bata Branca, visionar que o problema era o tabagismo, pois ao questiona-lo sobre se este fumava, ele informou que fumava 3 maços por dia (SG Gigante) e depois um familiar que chorava, entrava e dizia a médica que este até na casa de banho tinha maços de tabaco, quarto cozinha e toda as partes da casa.
    Meus amigos, em alto e bom som, para todos os que fumam, ou que não fumassem e deixassem de fumar, a médica foi clara, e disse em alto e bom som, para todos ouvirem, SR……………….., você vai morrer, fiquei chocado, com a tal franqueza, e indigando com tal situação, sim todos vamos morrer pensei eu, que quando saísse dali ia puxar de um cigarro e puxar por aquele fumo repleto de nicotina que nos invadem o hipotalamo e o cérebro, não, não fiz isso, aquele senhor, que se encontrava muito mal, fez-me deixar de fumar, desde que sai daquele hospital, até a presente data, e acima de tudo estou com força de vontade para nunca mais lhe pegar.
    Meus amigos e antigos e futuros desistentes do fumo, obrigado pelas vossas experiências, contudo vamos viver um dia de cada vez, e enaltecer o acabar de cada 24 horas sem o amigo que nos mata aos bocados e de forma gradual.
    Pessoal FORÇA e vivam sem FUMO.

  • Dizer NÃO à taxa